Seções iMasters
Redes Sociais + Tendências

Redes sociais, sucesso em 2012?

Caros leitores: já perceberam que o assunto “redes sociais” aparece diariamente na mídia? É um dos temas mais discutidos, e não é pra menos: elas têm um importante papel quando falamos de web, marketing, novas relações sociais, negócios no mundo globalizado, e por aí vai.  Ao que tudo indica, 2012 será um bom ano para as redes sociais, então vamos ver um pouco disso.

2012 um ano para as empresas decolarem nas redes

A toda hora, é um novo enfoque que se dá à utilização das redes sociais e à sua influencia neste mundo tão ligado entre si, onde tudo é tão rápido e instantâneo. Acredito que muito há de acontecer em 2012 envolvendo esse tema, especialmente em relação à participação de empresas nesse novo mercado. Participação esta que poderá trazer grandes mudanças em seus processos, forçar uma revisão dos seus negócios, dos seus métodos de venda e até fazer surgir novos focos e objetivos. 

É esperado um aumento do número de pessoas que usam as redes sociais à procura de amigos e de comunidades, de empresas divulgando suas marcas, produtos e serviços. Essa descoberta não é segredo, basta ver o significante aumento de “tablets” e “smartphones” vendidos em 2011, que com certeza trarão mais e mais indivíduos conectados em busca de algo neste novo mundo ou de algo novo neste mundo. São potenciais clientes que poderão fazer parte da rede de relacionamento das empresas, que poderão opinar sobre um produto recém-lançado ou receber uma resposta rápida e consistente a respeito de uma reclamação sobre um produto que não funciona. 

As empresas estão investindo nas redes buscando estreitar o relacionamento com seus clientes atuais, conhecer novos clientes e mercados, firmando a sua marca nesse novo espaço, trazendo interatividade em promoções e pesquisas e, quem sabe, firmando parcerias. Elas estão de olho nessa oportunidade de colher frutos no ambiente em que milhares de pessoas se comunicam de todos os lugares do mundo, se relacionam das mais variadas maneiras, trocam mensagens, opinam de forma direta, se mostram mais, são mais diretas em seus posicionamentos.

Um recente estudo cita as mídias sociais como as ferramentas que serão bastante utilizadas em 2012 pelas PMEs (Pequenas e Médias Empresas), seguidas de e-mail marketing e SEO (1).

Muitas escolas já usam redes sociais próprias

Vejam o caso das redes sociais utilizadas em várias escolas com o objetivo de solidificar a relação escola-aluno-professor. Muitas escolas partiram para o desenvolvimento de uma rede social específica e já contam vários casos de sucesso como a EP2 (da Escola Parque), Student Portal (da escola de idiomas Kaplan) e o Study Smart (escola de idiomas Study Group) (2). Foi percebido que o tempo que os jovens passam nas redes pode ser aproveitado se eles também ficarem conectados nessas redes específicas e da mesma forma trocar experiências, participar ativamente, discutir, opinar e incluir a sua escola na sua própria rede de relacionamentos.

A presença nas redes sociais gera vários benefícios, como a aumento do conhecimento coletivo e do trabalho colaborativo. Essas ferramentas usadas como apoio à educação mudam o relacionamento tradicional de professores e alunos, pois ele fica mais dinâmico, ágil, gerando grande repercussão no meio.

São observadas nítidas mudanças, como aumento da participação dos alunos em discussões de temas variados, mudança de atitude e postura dos alunos frente a problemas, aumento da discussão entre todos, refletindo na melhora no entrosamento dos professores, alunos e escola. Nesse filão, o ano de 2012 também promete.

A nova preferida dos brasileiros

Só para lembrar, agora em janeiro de 2012, saiu publicado que o Facebook passou a ser a rede social preferida dos brasileiros. Foi comprovado que essa rede social cresceu 192% entre dezembro de 2010 e de 2011, batendo o Orkut (3). Outro dado importante foi constatar que empresas que investem em mídias sociais têm apresentado um aumento de receita e melhora nos seus resultados.     

Conclusão

O mercado globalizado nos apresenta a todo instante novos produtos, oportunidades, serviços inovadores e que a concorrência é grande e assusta.

Ao participar com sua empresa nas redes sociais, se prepare para receber questionamentos e sugestões à vista de todos, nada reservado, o que fará com que precise ser ágil e consistente nas suas respostas. Quando o usuário quer saber algo sobre a sua empresa no seu perfil, merece toda a atenção e respeito, não basta ficar empurrando produtos ou desculpas, vai exigir sensibilidade e visão do outro lado.

Ela poderá sofrer influência dos comentários sobre os seus produtos e serviços, repensar suas campanhas, de que forma deverá reagir ao mercado, repensar sua gestão e sentir o que a sua marca realmente representa. Mas com essa participação as empresas poderão obter grandes avanços e mudanças em suas estruturas e processos. 

A sua empresa já tem algum plano de ação que envolva as redes sociais? Ela já esta lá, mas de forma estática? Os clientes deixam inúmeros registros e nada acontece, ninguém responde? Vamos lá, deixe aqui a sua experiência, seus comentários ou me mande um e-mail. 


Bibliografia
(1) A empresa Schedulicity, especialista em desenvolvimento de microempresas, divulgou o resultado de uma pesquisa no site Eweek – acessado em http://www.eweek.com/c/a/IT-Management/Social-Media-SEO-and-Hiring-Top-Priorities-for-Small-Businesses-in-2012-Report-797638/

(2) Jornal O Globo, 23/01/2012, pagina 4, Caderno Educação.

(3) http://www.comscoredatamine.com/2012/01/facebook-surpasses-orkut-in-brazil/

Comente também

4 Comentários

MARCOS FREITAS

Excelente texto Alexandre.
Parabéns.

leandro lima

Muito boa matéria

andre

Um livro muito bom que estou lendo sobre o tema é:
“A Utilização das Redes Sociais na Educação”
http://clubedeautores.com.br/book/50369–A_Utilizacao_das_Redes_Sociais_na_Educacao

Antonia Vitorino

///Otimo texto vou usa-lo como base para meus estudos.Obrigado!!!///

Qual a sua opinião?