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Marketing Digital

Você realmente sabe o que é um lead?

Lead é todo o usuário que atinge o objetivo estipulado para um site. Simples assim. Sendo mais simples, seria um e-consumidor, que entrou em uma loja online e comprou um determinado produto, que foi anunciado no Google, em uma rede social ou via e-mail marketing. Na teoria parece simples, mas na prática não é bem assim.

Antes de qualquer projeto digital ir ao ar, e pode ser desde um site a uma ação em redes sociais ao disparo de e-mail, ela precisa ter um objetivo claro e certeiro. Esse objetivo não pode ser confuso e nem cheio de “firulas”, pois quanto mais complicado ele for, mais difícil será atingir. Ele precisa ser definido junto com o processo de planejamento, que será o caminho para que o projeto receba o maior número de leads possível e assim atinja os objetivos de marketing.

Deixe exemplificar. Todo o cliente tem um problema. Na minha opinião, 99,9% desses problemas são relacionados a vendas. Todo mundo quer vender mais. Pequenas, médias, grandes, gigantes, multinacionais, todos os anos, todas as empresas têm metas de crescimento. A agência dessas empresas é chamada para resolver esse problema, ou, em alguns casos, para contar ao cliente que ele tem um problema – mas essa é uma discussão para outro artigo.

planejamento cria toda a estratégia para resolver esse problema do cliente. Por mais “mirabolante” que seja a ação, o objetivo deve ser claro: gerar leads para o site, ou seja, impactar um grande número de pessoas (que estejam dentro do target da marca) para gerar a atenção, interesse, desejo e, finalmente, a ação da venda. Para ficar bem claro, vamos imaginar que todo esse processo aconteça com um varejista online: a campanha (banner, tweet, ação em blog, SMS, e-mail marketing…) deve impactar as pessoas e fazer com que elas entrem no site e comprem.

Mas o lead não precisa ser medido apenas em vendas. Como disse no começo desse artigo, o lead é aquele usuário que atinge o objetivo proposto para o projeto. Por exemplo, uma escola pode ter como sucesso na ação aumentar a sua base de mailing para futuras ações. Há empresas nas quais o telemarketing ativo é altamente eficiente, então, o lead pode ser medido por aquele usuário que preencheu um cadastro. E aí, se o telemarketing vai converter em vendas, é outra história, mas o objetivo foi atingido.

Para ações de engajamento, os leads são essenciais. São eles que já, de alguma forma, estão engajados com a marca. Ou compraram, ou se cadastraram, ou indicaram para alguém. E, por isso mesmo, é com essas pessoas – os leads – que a palavra relacionamento tem que ser usada com mais ênfase do que nunca.

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