KingHost
PagSeguro
Canais iMasters

SQL Server

Conheça as principais novidades da nova versão do SQL Server 2012

Durante o evento do Pass Summit 2011 foram apresentados os doze principais pilares do SQL Server 2012 - “The fantastic 12 of SQL Server 2012”. Neste artigo, vou apresentar quatro deles e, também, algumas das principais características que acompanham cada um.

1. Alta disponibilidade e proteção dos dados

O SQL Server 2012 vai revolucionar a forma como pensamos sobre disponibilidade e recuperação. Hoje, quando pensamos sobre esses conceitos, consideramos um banco de dados individual (log shipping, replicação, espelhamento) ou uma instância do servidor SQL inteira (clustering failover). No SQL Server 2012, além de melhorias de Clustering Failover, nós seremos capazes de tratar um grupo de bases de dados como uma entidade, que é chamada de Availability Groups.

O SQL Server AlwaysOn é uma solução de alta disponibilidade com uma abrangência bem maior que visa a fornecer:

  • Maior disponibilidade para as aplicações;
  • Maior retorno sobre o investimento;
  • Simplicidade para implementação e gerenciamento.

Atende a pequenos, médios e grandes ambientes e oferece um conjunto de novas capacidades:

  • SQL Server AlwaysOn Availability Groups: um novo recurso que aumenta significativamente a capacidade de Database Mirroring e ajuda a garantir a disponibilidade dos bancos de dados de aplicativos. Fornecem um conjunto integrado de opções, incluindo failover automático e manual de um grupo de bancos de dados, suporte para até quatro secundários, failover rápido de aplicativos e reparo automático de página;
  • SQL Server AlwaysOn Failover Cluster Instances: melhora o Clustering Failover do SQL Server, traz suporte nativo para configuração de cluster entre sites utilizando subnets e oferece um melhor controle sobre as condições para failover automático, entre outras melhorias;
  • SQL Server AlwaysOn Secondaries: habilita instâncias secundárias a serem utilizadas para a execução de relatórios e operações de backup.

2. Desempenho incrívelmente rápido

Pense em um índice que inclui várias colunas, mas ao invés de armazenar todas as colunas diferentes em uma única linha, em uma única página, ele as dividi e armazena cada coluna em seu próprio conjunto de páginas. Isso é o que chamamos de ColumnStore Index, que se trata de um novo tipo de index que visa aumentar o desempenho de consultas ao Data Warehouse em até dez vezes.

3. Exploração e visualização rápida dos dados

Através do Power View, a nova ferramenta de relatórios do Reporting Services, é possível explorar visualmente seus dados e responder a perguntas ad-hoc com facilidade. Ele complementa o atual conjunto de ferramentas de design (Report Builder 3.0 e BIDS) para profissionais de TI, desenvolvedores de BI e usuários avançados, que são otimizadas para cenários operacionais e para atingir um design de relatório perfeito.

O Power View fornece uma interface intuitiva para relatórios ad-hoc para usuários de negócios, tais como analistas de dados, tomadores de decisão e profissionais da informação. Eles podem facilmente criar e interagir com visões de dados a partir de modelos baseados em um modelo tabular PowerPivot, publicado em uma Galeria PowerPivot, ou um modelo tabular implantado para o SQL Server 2012 Analysis Services (SSAS). Power View é um navegador baseado em aplicativo Silverlight, disparado a partir do SharePoint Server 2010, que permite aos usuários apresentar e compartilhar idéias com os outros em sua organização, por meio de apresentações interativas.

4. Dados consistentes

Entregue credibilidade, dados consistentes para os usuários corretos através de toda organização com uma solução end-to-end Completa.

Com o SQL Server 2012 um novo conceito que surge é o BI Semantic Model. Esse é um modelo único e escalável para aplicações de Business Intelligence, de relatórios e análises a Dashboards e Scorecards, e ele ajuda a prover uma visão consistente através de diferentes Data Sources. Profissionais de TI e desenvolvedores podem criar um único modelo para ser consumido pelas ferramentas de front-end de suas aplicações de BI através dos modelos Tabular e Multidimensional.

É possível criar o modelo no Visual Studio e implantá-lo em um servidor Analysis Services. O modelo também pode ser criado por usuários de negócios com o PowerPivot para Excel e compartilhado via PowerPivot para SharePoint. O PowerPivot e o Analysis Services são dois produtos diferentes, um destinado ao usuários de negócio, e o outro para profissionais de BI e TI. No entanto, ambos fazem uso do BI Semantic Model. No caso de PowerPivot, o modelo está inserido dentro de uma planilha do Excel. No caso do Analysis Services, o modelo é armazenado e gerenciado no servidor. Ter o mesmo modelo por trás dessas experiências permite uma transição suave de aplicações de BI, a partir de BI pessoais, para equipe de BI Organizacional / Professional. Por exemplo, uma pasta de trabalho PowerPivot construída por um usuário de negócio pode ser usada como ponto de partida por um profissional de BI para construção de uma aplicação com Analysis Services. As ferramentas do SQL Server 2012 (Management Studio e BI Development Studio) tornam esse processo muito simples.

Relacionamos aqui apenas algumas das grandes novidades que acompanham o SQL Server 2012. Ele, sem sombra de dúvidas, traz maior desempenho, disponibilidade, segurança e inteligência para toda a organização. Nos resta agora aguardar o grande lançamento que está previsto para o primeiro semestre de 2012.

Para download do SQL 2012 CTP3: https://www.microsoft.com/betaexperience/pd/SQLDCTP3CTA/enus/

Para download do Product Guide V2.0: http://www.microsoft.com/download/en/details.aspx?id=27069

Se interessou pelo SQL Server? Então clique aqui para fazer o download!

Viviane  Ribeiro

Viviane Ribeiro

é Especialista em SQL Server e Business Intelligence no time de Comunidades Técnicas da Microsoft Brasil. Com mais de 13 anos de experiência na área de TI, atuando como profissional certificada Microsoft desde 2000, atendendo às certificações: MCSA, MCSS, MCSE, MCDST, MCDBA, MCT, MCTS e MCITP. Realizou diversos projetos de implantação e migração de produtos Microsoft e foi a principal responsável pela implantação e desenvolvimento do processo de CSI – Continuous Service Improvement com foco exclusivo na validação dos processos de banco de dados na Dell.


Comente também

19 Comentários

Marcos Almeida
Marcos Almeida

"O SQL Server 2012 vai revolucionar..." parei aqui, sinal de que não é um artigo coerente e conciso. Ainda não perceberam que esse tipo de marketing não influencia profissionais que realmente lidam com a plataforma no dia-a-dia e têm que segurar as pontas quando uma coisa não funciona exatamente do jeito que o "marketing" prometeu.

Viviane Ribeiro
Viviane Ribeiro

Oi Marcos, tudo bem?
O objetivo aqui não é fazer marketing do produto, mas sim compartilhar as novidades que estão vindo. Eu realmente estou super empolgada com as novidades do SQL Server 2012 e acabo passando isso em meus artigos e posts. Também não posso negar o quanto eu amo trabalhar com essa tecnologia. Mas ao contrário do que você está pensando, eu também sou técnica e assim como você atuo na linha de frente implantando, gerenciando e ministrando treinamentos sobre o produto. E é exatamente por esse motivo, pelo longo período que acompanho a evolução e o crescimento do SQL Server é que ao comentar sobre as novas funcionalidades eu demonstrei tamanha empolgação. =)
Este foi o primeiro artigo falando sobre SQL 2012 aqui no imasters, então o objetivo foi mais dar um overview sobre o que está por vir. Nos próximos entrarei em maiores detalhes sobre as questões técnicas.

Grande abraço!

Leivio Fontenele
Leivio Fontenele

Olá Viviane,
Tenho acompanhado o desenvolvimento do SQL Server 2012 e como você estou empolgado com as novidades. Principalmente com as novidades nos recursos de alta disponibilidade e as modificações nos gerenciamento de memoria. :)
Saiba que gosto dos seus artigos, pois tem linguagem simples e de fácil entendimento. continue assim.!

[]´s

Viviane Ribeiro
Viviane Ribeiro

Que bom Leivio! Obrigada pelo feedback! Grande abraço! ;)

Alexandre Ricardo Di Primio
Alexandre Ricardo Di Primio

Olá Viviane.

Gostei do artigo, mas como sou usuário velho da Microsoft ainda estou com a impressão de que muitos desses recursos vão ficar só para as versões Enterprise do produto como aconteceu com a maioria dos recursos inovadores do SQL 2008.

Você já tem informações do que vai ficar disponível na versão Enterprise e o que vai ficar para as versões Standard ?

Viviane Ribeiro
Viviane Ribeiro

Olá Alexandre!
Já é possível verificar os recursos que estarão em cada uma das edições no seguinte link: http://www.microsoft.com/sqlserver/en/us/future-editions/sql2012-editions.aspx
Temos algumas novidades interessantes para SQL 2012... contaremos uma uma edição específica para BI e todas as edições suportarão o SQL Server AlwaysOn. Claro que a Enterprise Edition continua sendo a edição com maior suporte a features. ;)

Everson
Everson

Viviane,
Ainda não será dessa vez que contaremos com grid computing no SQL Server, suportado pelo Oracle já há um bom tempo ?

Viviane Ribeiro
Viviane Ribeiro

Olá Everson, se olharmos friamente numa comparação feature by feature e se tratando de grid computing especificamente eu te digo que não. Mas, em contrapartida o SQL 2012 traz diversas features que não são suportadas pelo Oracle, inclusive algumas das novidades de AlwaysOn. Quando entramos numa comparação desse tipo, a discussão é sempre longa, mas acho que o que vale é a análise de cenário para definir a melhor solução a ser aplicada.

Marco Garcia
Marco Garcia

Pessoal,
Sempre trabalhei com Oracle e desde 2008 tenho trabalhado com SQL Server, realmente a evolução nas versões 2008 e prometidas na 2012 são realmente impressionantes.

No inicio de 2011, estive no TDWI ( www.tdwi.org ) nos EUA e a Microsoft demonstrou investimento consistente em SqlServer principalmente para Data Warehouse, que era o objetivo do evento.

Um problema é conforme o citado pelo colega acima, as features mais invadoras ficam para as Versões Enterprise, como acontece com Oracle, IBM e outros vendedores. Isso faz parte das estratégias comerciais desses vendors.

Nesse sábado vai haver o SqlSaturday ( http://www.sqlsaturday.com/100/eventhome.aspx ) vai ser interessante.

Abraços a todos,

Marco Garcia

mgarcia@cetax.com.br
http://www.cetax.com.br

Rodrigo
Rodrigo

O problema não é somente o SQL mas também o sistema operacional quele roda que não é nem um pouco confiável.

Marcelo Alves
Marcelo Alves

Discordo

Harlan
Harlan

Unica coisa que não e confiável são os usuarios!

hudson
hudson

como não trabalho com alta disponibilidade no sql server, ainda não vi grandes inovações na versão 12.
Este lance de soltar uma nova versão de produto a cada 2 anos não vejo que em 2 anos você possa revolucionar o mundo BD; Uma novidade ou outra tudo bem, mas, chamar de revolução achei pesado isso. Está mais pra Marketing Microsoft.

Aguardo novidades, porque, as citadas no artigo não me empolgaram.
Mas, em se tratando da matéria, achei bacana a iniciativa. Parabéns Viviane.

Realmente essa nova versão do SQL Server promete um grande salto. Mais ainda assim deixa a desejar em alguns recursos que o Oracle possui. Trabalho com a versão 2008 aqui na empresa e sempre pensamos em migrar para Oracle e espero que nessa nova versão esse tipo de pensamente acabe. Parabéns pelo artigo Viviane.

Marcos Miguel

Juliana
Juliana

Sou nova com SQL, mas estou muito empolgada, pretendo entrar de cabeça na área fazer parte do fututo tecnológico que a cada dia surpreende mais!
Muito legal o artigo!
Parabéns!

Cristiano
Cristiano

Olá Viviane, tudo bem?

Eu já estou utilizando o RC0 para alguns testes e análises, em meu ambiente de Desenvolvimento.
Parabéns pelo seu artigo.

Fabrício Tiago
Fabrício Tiago

Muito Bom!

Gerson  Júnior
Gerson Júnior

Olá Viviane, parabéns pelo artigo.

leo
leo

Espero que o custo($$) benefício relacionado ao Oracle seja válido. Em questão de recursos e confiabilidade Oracle ainda dá um banho no sqlserver.

Qual a sua opinião?

Comentários considerados ofensivos serão moderados.

Parceiros

IBM
PagSeguro
Internet Innovation
Dialhost
HostNet
Tecla
KingHost
DotStore
Dinamize