Seções iMasters
Carreira + Mercado + Tendências

De onde vêm as boas ideias?

Nesta semana, recebi por e-mail um vídeo
do meu sócio. Ele comentou que tinha descoberto de onde vêm as grandes ideias.
Na hora parei para assistir ao vídeo e também para descobrir de onde elas vêm.

Fantástica a definição de Steven Johnson de evolução das
ideias e o surgimento delas. Parando para analisar e olhando para as
minhas “grandes ideias”, isso faz total sentido.

Tive a ideia de montar uma agência há mais de cinco anos. Tentei
abri-la algumas vezes, mas só há dois anos, quando conheci meus dois sócios,
consegui executar isso. Por diversas vezes, mudei o foco da “abertura”, mudei
estratégias, desenhei fluxos, serviços, processos… rascunhei inúmeras vezes!
Deixei de lado esse “sonho” por um tempo e foquei em minha carreira.

Até que um dia, palestrando em um evento de grande
importância em SP, após o painel, algumas pessoas me abordaram para tirar dúvidas
do assunto que discuti. Até então, nada fora do normal. Quando estava saindo, dois
rapazes me chamaram e comentaram que tinham gostado bastante da apresentação.
Poderiam ser meus clientes. Me convidaram para bater um papo. Foram quatro
reuniões até que, na última, veio a oportunidade: “vamos abrir uma agência
especializada em e-commerce?”.

Depois de três anos, quando tive a primeira ideia, até então
sem sócios, tive uma explosão de ideias. Mas agora faziam sentido, e aqueles
milhares de rascunhos começaram a ter serventia. Conversando com eles
posteriormente, passaram por processos similares, mas cada um em seu momento e
estilo.

Acredito que isso seja a maior prova de que uma boa ideia –
como diz Johnson em sua análise – tenha que passar por uma evolução e por uma
colisão de ideias menores e conjuntas, para que, assim, evolua, cresça e faça
sentido para você. Não apenas nós mesmos, as ideias também precisam passar por
um processo de amadurecimento (evolução).

Minha conclusão – comece a trabalhar ou criar suas grandes
ideias agora. Quem sabe daqui a dois, três, quatro ou cinco anos, você já não esteja trabalhando
e com sucesso nelas?

Abraços!

Thiago Sarraf

é profissional de internet e consultor especialista em E-commerce, Mídias e Redes Sociais. Possui mais de 10 anos de experiência na área, e já passou por empresas como Compaq, HP, Microsoft, Locaweb, iG e UOL. Hoje é sócio-fundado e CEO da Agência Pukis, especializada em E-commerce e também criador e colunista do site Dr. Ecommerce. Associado da APADi, é palestrante de temas ligados ao E-commerce (Webmarketing – Mercado Eletrônico e Camara-e.net, Evolução da Compra – E-commerce da Corpbusiness, Comparadores de Preço e Gestão de E-commerce – Meeting Fastcommerce, Varejo Online – Meeting Ciashop, Evolução da Compra – Meeting PagSeguro, E-commerce o Caminho das Vendas – Impacta, entre outros). Ministra o Curso (Show Day) "E-commerce: descobrindo o Caminho das Vendas" na Impacta.

Email

Leia os últimos artigos publicados por Thiago Sarraf

Comente também

7 Comentários

Patrick Canto

Muito boa sua materia com estimulos para, fururas ideias guardada…!!!

Welison Silva

Ótima matéria e excelente vídeo!

Thiago Sarraf

Obrigado! A intenção foi compartilhar um pouco a experiência que tive e o impacto do vídeo considerando minha trajetória….obrigado!

Rafael Nascimento

Simplesmente animal!

Oscar Casagrande

Gostei muito do video, obrigado por compartilhar

Thiago Sarraf

Eu que agradeço por acompanharem!

warley godoy

Fantastico esse Vídeo.
Obrigado por compartilhar.

Qual a sua opinião?