De onde vêm as boas ideias?

Thiago Sarraf
em Carreira

Nesta semana, recebi por e-mail um vídeo
do meu sócio. Ele comentou que tinha descoberto de onde vêm as grandes ideias.
Na hora parei para assistir ao vídeo e também para descobrir de onde elas vêm.

Fantástica a definição de Steven Johnson de evolução das
ideias e o surgimento delas. Parando para analisar e olhando para as
minhas “grandes ideias”, isso faz total sentido.

Tive a ideia de montar uma agência há mais de cinco anos. Tentei
abri-la algumas vezes, mas só há dois anos, quando conheci meus dois sócios,
consegui executar isso. Por diversas vezes, mudei o foco da “abertura”, mudei
estratégias, desenhei fluxos, serviços, processos… rascunhei inúmeras vezes!
Deixei de lado esse “sonho” por um tempo e foquei em minha carreira.

Até que um dia, palestrando em um evento de grande
importância em SP, após o painel, algumas pessoas me abordaram para tirar dúvidas
do assunto que discuti. Até então, nada fora do normal. Quando estava saindo, dois
rapazes me chamaram e comentaram que tinham gostado bastante da apresentação.
Poderiam ser meus clientes. Me convidaram para bater um papo. Foram quatro
reuniões até que, na última, veio a oportunidade: “vamos abrir uma agência
especializada em e-commerce?”.

Depois de três anos, quando tive a primeira ideia, até então
sem sócios, tive uma explosão de ideias. Mas agora faziam sentido, e aqueles
milhares de rascunhos começaram a ter serventia. Conversando com eles
posteriormente, passaram por processos similares, mas cada um em seu momento e
estilo.

Acredito que isso seja a maior prova de que uma boa ideia –
como diz Johnson em sua análise – tenha que passar por uma evolução e por uma
colisão de ideias menores e conjuntas, para que, assim, evolua, cresça e faça
sentido para você. Não apenas nós mesmos, as ideias também precisam passar por
um processo de amadurecimento (evolução).

Minha conclusão – comece a trabalhar ou criar suas grandes
ideias agora. Quem sabe daqui a dois, três, quatro ou cinco anos, você já não esteja trabalhando
e com sucesso nelas?

Abraços!

Thiago Sarraf

é profissional de internet e consultor especialista em E-commerce, Mídias e Redes Sociais. Possui mais de 10 anos de experiência na área, e já passou por empresas como Compaq, HP, Microsoft, Locaweb, iG e UOL. Hoje é sócio-fundado e CEO da Agência Pukis, especializada em E-commerce e também criador e colunista do site Dr. Ecommerce. Associado da APADi, é palestrante de temas ligados ao E-commerce (Webmarketing – Mercado Eletrônico e Camara-e.net, Evolução da Compra – E-commerce da Corpbusiness, Comparadores de Preço e Gestão de E-commerce – Meeting Fastcommerce, Varejo Online – Meeting Ciashop, Evolução da Compra – Meeting PagSeguro, E-commerce o Caminho das Vendas – Impacta, entre outros). Ministra o Curso (Show Day) "E-commerce: descobrindo o Caminho das Vendas" na Impacta. http://www.doutorecommerce.com.br

Comentários

Para comentar no iMasters você precisa estar logado.

O iMasters possui mais de 13 mil textos publicados, em 13 anos já somos uma comunidade de mais 350 mil pessoas. Cadastre-se agora mesmo GRATUITAMENTE e tenha acesso a todo o mundo iMasters.

Já tenho conta Quero me cadastrar
Este projeto é mantido e patrocinado pelas empresas: