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Empresas devem investir em mobilidade?

As grandes empresas estão percebendo que
vale a pena investir em soluções de mobilidade para otimizar e automatizar
diversos setores, como atendimento ou vendas, e estão investindo nessas
tecnologia. As principais vantagens dessas soluções são a agilidade e a rapidez
da informação, que resultam num melhor relacionamento com clientes e parceiros.

Com os setores automatizados, é possível que
o funcionário que realiza o atendimento, por exemplo, tenha em mãos todas as
informações de que necessita para resolver as questões. Uma das formas mais
utilizadas de automatização é adquirir plataformas que possibilitem a troca de
informações entre o banco de dados e os dispositivos móveis. Sendo assim, tudo o
que for realizado pode ser atualizado em tempo real nos sistemas legados das
empresas de pequeno, médio e grande portes. Não podemos esquecer que a
informação, muitas vezes, tem prazo de validade e é perecível como o alimento.

Já existem no mercado soluções que oferecem
essa troca de informações, a localização, a prioridade e a disponibilidade dos
atendentes, além do completo gerenciamento dos dispositivos e o acompanhamento
do status para atendimento dos serviços. Tudo isso de maneira simples, rápida e
segura.

O que vem acontecendo é que as empresas
estão usando um aplicativo que localiza atendentes juntamente com outro que
disponibiliza a troca de informações entre a central e os dispositivos móveis.
Essa junção tem sido utilizada por grandes companhias, principalmente no setor
de atendimento, e o resultado é bastante positivo.

Funciona da seguinte forma: um aplicativo
disponibiliza informações em tempo real interna ou externamente. Assim, é
possível fazer o gerenciamento dos clientes que deverão ser visitados. Os
técnicos recebem todas as informações inerentes ao chamado e podem dar o
retorno do atendimento.

Além disso, esse mesmo aplicativo fornece a
localização geográfica dos técnicos e das ordens de serviço. Com essa
informação, pode-se saber o tempo de deslocamento do técnico até o local do
atendimento, o trajeto percorrido no dia e a rota das ordens de serviço mais
próximas do técnico, o que garante economia de tempo e otimização.

Outro aplicativo pode integrar sistemas
móveis a sistemas de retaguarda centralizados ou distribuídos. Desse modo,
todos os dados corporativos dos smartphones ou tablets podem ser
centralizados em uma base de dados, o que possibilita que plataformas diversas
em dispositivos móveis troquem informações com o Banco de Dados.

Portanto, é possível a troca de informações
por meio de qualquer plataforma móvel, garantindo maior agilidade e
flexibilidade. Nesse caso, a comunicação pode ser feita por redes de celulares,
cabos de conexão, Bluetooth ou Wi-Fi.

Com todas essas facilidades, a automatização
dos processos de envio, solicitação, atualização, acompanhamento e
gerenciamento de ordens de serviços e do trabalho realizado em campo são
seguras. Além disso, o atendimento se torna mais completo, pois em comunicação
direta com os sistemas da empresa o atendente pode realizar tudo o que for
necessário, sem precisar ir várias vezes ao mesmo local.

Essa nova possibilidade é interessante para
a área de atendimento, mas diversas outras aplicações podem ser desenvolvidas
visando a outros setores. Cabe a cada organização buscar empresas confiáveis e
que ofereçam a solução que se encaixe melhor em seu perfil. Depois é só
aguardar os resultados, que certamente serão positivos.

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1 Comentário

Leônidas

Muito bom! A tendência hoje é mobilidade.

Qual a sua opinião?