/Marketing Digital

As redes sociais e sua influência na sociedade

Alexandre Mendes
em Redes Sociais

Fato é que as redes sociais estão presentes em nosso dia a dia. Mas, afinal, até onde elas podem influenciar a sociedade? É possível ter noção da sua força? São elas apenas simples aplicativos que permitem a troca de ideias e fotos, bate papo, onde se procura por amigos e colegas de escola e se promove encontros, incentivando relacionamentos? Elas permitem uma nova maneira de participação da sociedade, com interessantes aplicativos que dão suporte e facilitam os relacionamentos, com intensa e diversificada participação de todos, de olhos nas mudanças no mundo, mas em um mínimo espaço de tempo, tudo muito rápido, em um clique apenas.

Quantas vezes por dia ouvimos falar das redes sociais, não é mesmo? Falam sobre as últimas novidades e os aplicativos a serem lançados, sobre as formas de uso, sua interação com telefones celulares e até mesmo com a TV de casa e por aí vai. Já é do conhecimento de todos a força dessas redes, que elas vieram pra ficar e que influenciam (e muito!) a sociedade.

A nova geração que está aí já começa a vida teclando e vivenciando um mundo rápido, instantâneo, com troca de informações a cada instante, convivendo com um enorme volume de informações. Eles sabem o quanto as redes sociais são importantes no seu dia-a-dia. Têm de tudo, da troca de informações e opiniões aos encontros de ex-alunos, disponibilização de fotos, dicas de todo o tipo e até mesmo propostas de namoro e de emprego. Muitos dizem ser mais um modismo da internet, e geralmente quem é mais velho fala que é “coisa da garotada”. Mas está cada vez mais claro que não é nada disso.

Fatos

Alguns importantes acontecimentos mundiais tiveram uma intensa participação das redes sociais e parte da solução dos problemas foi derivada das atuações nelas.

Um exemplo? Vamos ao caso da tragédia na região serrana do Rio de Janeiro. Aos poucos, foram surgindo comunidades e grupos no Orkut e no Facebook e perfis no Twitter. A sociedade mostrou-se madura, solidária e participativa, conseguindo junto aos órgãos públicos grandes conquistas para as comunidades sofridas, agilizou os processos de doações de remédios a coletas de sangue, divulgou a situação de varias áreas através de fotos e dicas de acesso, dados de meteorologia e mapas.

Muito do sucesso dessas ações deve-se, sem dúvida, à participação de inúmeras pessoas nas redes sociais, tudo sem estrelismos ou competições, apenas pelo puro sentimento de ajuda ao próximo, um verdadeiro trabalho altruísta.

As redes mostraram a sua importância, deixando de lado tempo e espaço, influenciando o destino de dezenas de pessoas, através da rápida disponibilização de informações relevantes, de forma que muitos puderam usufruir deste ambiente e agir junto aos necessitados.

Conclusão

A certeza que temos é de que cada vez vivemos num mundo menor e interligado. E que isso é bom!  

Um desastre como esse desencadeou uma gigantesca mobilização, que ultrapassou as fronteiras do país, e as redes sociais mostraram que têm um valor inestimável, marcaram um importante ponto, principalmente quando somado à força humana envolvida em ações dessa natureza.

Vimos que as redes sociais servem como um lugar de relacionamento entre pessoas e aí, aproveitar-se disso a favor do próximo, é ou não é uma boa ideia?

A todos os que participaram desta corrente positiva, meus sinceros parabéns!

Você conhece algum fato em que as redes sociais tiveram papel fundamental? Não deixe de falar nos comentários!

Alexandre Mendes

é Tecnólogo em Processamento de Dados (SESAT), Bacharel em Administração de Empresas (Universidade Estácio de Sá), MBA em Gestão Estratégica de Sistemas e TI (UniCarioca), possui certificações ITIL V3 e COBIT 4.1. Atua com processamento de dados desde 1979, tendo experiência nas áreas de engenharia, bancária, seguros, aviação comercial e consultoria técnica. É colunista do iMasters desde setembro de 2005.

87 comentários Comente também

  1. Excelente artigo Alexandre, meus parabéns..concordo e assino embaixo com o que pensas. Cada vez mais as redes sociais tornam-se de suma importância para aproximarmos uns dos outros, sem é claro expor dados de familia, parentes e localizações de onde a pessoa está afim de evitar sequestros e outras coisas mais…Sempre tomando cuidado com o que falamos….

    Abs,

  2. Xandão, meu velho!
    Parabéns!

    Sugiro uma leitura contraditória em O Semeador de Idéias com mais de 12 milhões de cópias vendidas no Brasil!

    Grande abraço e sucesso!
    Evandro Henriques

  3. É isso aí meu amigo Alexande. Concordo com você em relação a importância das redes sociais na vida das pessoas, desde que o veículo seja utilizado com responsabilidade e sem a intenção de prejudicar ninguém.

  4. Olá, blogueiro (a),

    Salvar vidas por meio da palavra. Isso é possível.

    Participe da Campanha Nacional de Doação de Órgãos. Divulgue a importância do ato de doar. Para ser doador de órgãos, basta conversar com sua família e deixar clara a sua vontade. Não é preciso deixar nada por escrito, em nenhum documento.

    Acesse http://bit.ly/cMyN1F e saiba mais.

    Para obter material de divulgação, entre em contato com comunicacao@saude.gov.br

    Atenciosamente,

    Ministério da Saúde
    Siga-nos no Twitter: http://www.twitter.com/minsaude

  5. Que o meu amigo Alexandre Mendes tem toda a razão. Penso mesmo que as redes sociais já ultrapassaram o preconceito de que eram apenas para arranjar namoro, para passar tempo, para brincar, … Na minha opinião essa ideia já foi ultrapassada e ainda bem pois as redes sociais são uma excelente forma de comunicar, de conhecer pessoas – logo de aprendermos uns com os outros – a tal partilha de que eu tanto gosto de falar.

  6. Parabéns Alexandre! Através de comunidades no orkut e algumas movimentações de redes sociais, na catástrofe de 2008 na minha região, obtivemos várias ajudas, e a agilização de doações! :D

  7. Acredito que em breve as classes sociais consigam diminuir as lacunas existentes entre elas, permitindo que a sociedade discuta melhor os problemas vivenciados no meio em que cada um de nós está situado. Quem sabe até conseguiremos promover decisões mais acertadas acerca de pessoas realmente capacitadas para governar o nosso país? E que possam diminuir ainda mais essas lacunas, já que a desigualdade social é a causa de grande parte dos nossos problemas? Ficam aí questões que, na minha opinião, deveriam ser mais debatidas nas redes sociais.

  8. adorei é ótimo esse artigo,principalmente para os adolescentes e para os mais velhos também, devemos tomar sempre cuidado com o que falamos e para quem falamos,com isso podemos evitar catástrofes e grandes perdas.Parabéns!!!!!

  9. Penso que boa parte das coisas,temos uma escolha, e no caso das redes socias cabe a cada um de nós decidimos qual uso fazer da mesma.Se queremos usa-la para prejudicar ou para ajuda as pessoas, é claro que esta última opção é o melhor caminho para se seguir,pois quando ajudamos alguém estamos colaborando para uma sociaedade melhor.

      1. Uai fii, saiba respeitar a opinião dele, afinal, se ele fez o texto, ele deve estar preparado para aceitar elogios, mas também críticas… mas que serão, acredito eu, construtivas!

  10. Cara,

    Primeiramente parabéns pelo seu trabalho. Ficou exelente. Ótimo ponto de vista e excelentes argumentos.
    Quero lhe agradecer também. Faço o terceiro ano e estou louco tentando ingressar eu uma ótima faculdade e seu trabalho me ajudou muito a elaborar uma redação a qual tirei nota máxima. Tenho certeza que vai me ajudar a aumentar minha nota do vestibular. Muito obrigado.

    Atenciosamente

  11. Excelente texto.
    Ótimos argumentos..
    Nos dá uma noção da importância do bom uso das redes sociais, assim como tudo nessa vida, basta usarmos para fazer o bem, para ajudar ao próximo, para expor situações que precisam ser vistas por muitos para poder gerar algum tipo de reação positiva.
    Manifestações contra violência, protestos contra corrupção, fotos polêmicas que retratam o descaso de autoridades públicas, e tantas outras coisas, têm gerado uma nova mentalidade em relação as redes sociais.

  12. Adorei, vou usar seu artigo, para realizar uma prova com meus alunos, assunto totalmente atual e de leitura facil , escrita bem feita…Parabéns

  13. Realmente é muito interessante saber que existe pessoas tão influentes e com poderes de dissertação de um tema relacionado com as tecnologias do nosso tempo. Os nossos parabens.

  14. Olá! O texto ajudou muito em meu trabalho! Olha, eu moro na região serrana do Rio, onde aconteceu a tragédia, Só nós que aqui moramos, sabemos o quanto foi um período difícil, complicado. Mas eu agradeço em nome de todos da minha cidade, a ajuda de todas as pessoas. Foi um excelente exemplo. Tenho certeza, que muitas pessoas foram beneficiadas “pelas redes sociais!. Abraço!

  15. Eu achei um matéria muito importante e ajuda as pessoas no seu dia a dia, para que elas tenham uma mentalidade sobre para que serve mesmo a internet que não é só para Orkut, Facebook e Twitter…
    Parabéns Alexandre adorei sua página.

  16. Adorei o texto explicativo , que acbei de ler , concordo plenamente o que foi dito , as redes sociais , enfleuciam muito no dia a dia de pessoas que delas participam , e tbm nas vidas de pessoas que não tem acesso a rede , como foi o caso da tragédida acontecida na região Serrana no Rio, que através das redes foram beneficiados muitas pessoas sendo elas participantes de redes ou não. Vale lembrar tbm um ponto muito importante, que as redes socias enfluenciam não apenas na parte possitiva mais tbm a negativa ,
    tendo como exemplo um ponto negativo é que través de Perfis em Facebook , orkut e outras a sua vida fica exposta e tendo como alvo pessoas de má indole na inenção de fazer maldade. Então que fique claro que as redes enfluenciam muito na vida das pessoas e que essas influencia são boas e ruins. Por isso é importante que aja muita cautela no que se deve ou não expor nas redes .

  17. As redes mostraram a sua importância, deixando de lado tempo e espaço, influenciando o destino de dezenas de pessoas, através da rápida disponibilização de informações relevantes, de forma que muitos puderam usufruir deste ambiente e agir junto aos necessitados.

  18. tudo coopera para o bem já dizia a biblia não é ,mas devemos cooperar tambem pois somos nós ainda que fazemos isso tudo acontercer.ADOREI O ARTIGO MUITO BOM VOU USAR NO MEU TRABALHO DE INFORMATICA NO SENAI NOTA 10.

  19. Muito bacana a colocação!

    em outubro de 2012, fizemos uma grande campanha de doação de sangue do tipo O e Rh negativo para meu primo que estava acidentado e no UTI em estado gravíssimo. Em questão de 24 hs lotamos o Emós, eram mais de 40 doadores desta tipagem sanguínea. Foi um grande sucesso e a participação de conhecidos e desconhecidos foi fundamental para a vida do meu primo.
    Um instrumento para o bem.

  20. A primavera árabe também é um bom exemplo do uso das redes sociais para uma mobilização, que foi através dela que se deu inicio ao movimento.

  21. A primavera árabe também é um bom exemplo do uso das redes sociais para uma mobilização, que foi através dela que se deu inicio ao movimento.

  22. eu sor a favor porquer o menino com 16 anos ele pode vota, mais não paga, por todus crimes quer eles comete portato eles tem qure ser condenade sim

  23. Deve Sim se Usar as Redes Socias Para Coisas Boas, Maiis Também tem que Se Manter o Respeito e Não Cair em Conversar de Qualquer Desconhecido, Póis é Assim que Temos Pessoas que São Vitimas de Estupros,Roubos e Até Morte! Poor Isso Usem a Internet com Responsabilidade e Consiencia!

  24. quanto a minha opiniao, as redes sociais tem um fator importantissimo na sociedade, veja meu exemplo, eu vivo em boston nos estados unidos da américa, E falo com pessoas do mundo todo, Tenho uma amiga, no Brasil a Norma ela é estudante da Estáçio em Goiania, ela faz Recursos Humanos, e entre tantas conversasas, ela me disse gue teria curso de engenharia civil para o proximo ano de 2014 , Foi quando eu disse à ela que se inteiraçe da notiçia, se realmente ouvesse eu voltaria para o Brasil, e eria tentar o vestibular, eu já trabalho na área em boston, foço projeto arquitetônico e Dezainer, e qostaria de cursar Enqenharia civil, foi ai que ela me confirmou, e eu voltei e vou fazer prova dia 27/09/2013 em Goiania… Isto é exemplo vivo das redes sociais tem um papel fundamentau na sociedade e na vida de nós seres humanos..Quanto ao texto foi de muito bom gosto e coloquial, e fala com a sociedade, você conceque entrar na mente das pessoas,,, agora me deixe estudar q eu tenho prova amanhã, e vou ser aprovado, sou uma pessoa tenho objetivos, e corro atráz e alcanso…. obrigado…..

  25. o Papa Bento XVI anunciou sua renúncia em uma língua morta, o latim, e um jornalista, único que entendia o idioma, traduziu-a e mergulhou de volta no mundo moderno enviando uma notícia urgente que, em minutos, estava em sites de todo o mundo, enquanto alguns dos cardeais mais modernos a recebiam em seus smartphones. Em poucas horas, a Praça São Pedro havia se transformado no maior set de tevê do mundo, com o desembarque de centenas de fiéis e jornalistas.

Dê Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


3 − = dois

Este projeto é mantido e patrocinado pelas empresas:
Hospedado por: