/Banco de dados

voltar
/Banco de dados

Cadastro de alunos com foto em C# com XML

José Carlos Macoratti
em .NET

Nem sempre você vai precisar de um banco de dados para guardar informações. Os bancos de dados relacionais são a melhor opção quando o objetivo é armazenar e recuperar informações, mas apresentam diversos problemas. Se o seu caso não requer a utilização de um banco de dados, considere armazenar informações em arquivos XML.

As perspectivas de XML para armazenamento de dados são surpreendentes e até mesmo os Data WareHouses já estão armazenando informações no formato XML. Como o objetivo principal de armazéns de dados é armazenar dados não-operacionais a longo prazo, ou seja, para trocá-los ao longo do tempo, as razões fundamentais para o sucesso esmagador do XML como um formato de troca também esperam por data warehouses.

Um data warehouse (ou armazém de dados, ou depósito de dados no Brasil) é um sistema de computação utilizado para armazenar informações relativas às atividades de uma organização em bancos de dados, de forma consolidada. O desenho da base de dados favorece os relatórios, a análise de grandes volumes de dados e a obtenção de informações estratégicas que podem facilitar a tomada de decisão.

Se pensarmos que a plataforma .NET oferece diversos recursos para que possamos tratar informações no formato XML, de forma rápida e descomplicada, temos aí um motivo a mais para pensarmos na utilização do formato XML quando realmente indicado.

Neste artigo, eu vou mostrar como criar uma aplicação usando a linguagem C# que realiza o gerenciamento de informações sobre alunos, incluindo a foto, persistindo e recuperando as informações de um arquivo XML.

José Carlos Macoratti

é referência em Visual Basic no Brasil e autor dos livros "Aprenda Rápido: ASP" e "ASP, ADO e Banco de Dados na Internet". Mantenedor do site macoratti.net.

6 comentários Comente também

  1. Otimo artigo!!
    Eu tenho sempre aduvida, qnd e recomendado utilizar um banco de dados, qnd nao?
    Do mesmo jeito q foi utilizado o xml poderia ser feito em xsd (com mais tabelas) e entao ser salvo em xml?

  2. Muito bom artigo.
    Costumo usar XMLs para montar demonstrações simples, assim não preciso montar um banco de dados para meia duzia de registros em uma ou duas tabelas.
    A minha dúvida é a seguinte: posso criar várias tabelas dentro do mesmo xml, certo? Ou mesmo no caso de ter mais de um xml. representando várias tabelas, como faço criar relacionamentos entre estas tabelas? Existe uma forma de fazer algo parecido com o que seria um “join” no banco de dados?

    Gabriel Bauermann
    http://dotdicas.blogspot.com/

  3. Artigo muito bom, estava procurando algo parecido para utilizar em meu TCC. Porém, tenho enfrentado alguns problemas com data. Nâo consegui encontrar uma forma de efetuar pesquisas no dataset, mesmo utilizando query, para períodos. Já criei um schema para o meu arquivo XML e utilizei DateTime nos campos data. Porém ele continua pesquisando como string. Exemplo, usando .Select(“dtNascimento > 10/10/1990″) não retorna nada. Mas se eu fizer .Select (“dtNascimento = 24/10/1990″) retorna dois usuários. Alguma sugestão ou ideia?

Dê Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


três × 3 =

leia mais
Este projeto é mantido e patrocinado pelas empresas:
Hospedado por: