Seções iMasters
Redes e Servidores

Afinal, o que é NAT?

Afinal, o que é NAT?

Olá Pessoal, tudo certo com vocês? Hoje é um dia especial, faz um ano que estou escrevendo para o iMasters. Um ano ai, escrevendo artigos, aprendendo mais, ensinando um pouco para a galera, trocando idéia com desenvolvedores, pessoal da Infra, ganhando amigos. Lendo alguns e-mails vi que existe ai alguma nebulosa em relação a NAT, proxy e etc… E nessa coluna vou tentar resolve-la.

NAT é um protocolo que, como o próprio nome diz (network address translation), faz a tradução dos endereços Ip e portas TCP da rede local para a Internet. Ou seja, o pacote enviado ou a ser recebido de sua estação de trabalho na sua rede local, vai até o servidor onde é trocado pelo ip do mesmo substitui o ip da rede local validando assim o envio do pacote na internet, no retorno do pacote a mesma coisa, o pacote chega e o ip do servidor é trocado pelo Ip da estação que fez a requisição do pacote.

Veja o esquema:

A estação com IP 192.168.1.13 faz uma requisição, por exemplo, para um endereço externo. O pacote sai com o IP da estação e corre em direção ao intermediador entre ambiente interno e externo, o gateway. O gateway, através do protocolo NAT mascara o IP da estação com seu IP (200.158.112.126 – que é válido na internet) assim fazendo com que o pacote seja entregue no destino solicitado pela estação. No retorno do pacote, ele parte do endereço externo, chega a nossa rede no servidor NAT (200.158.112.126) e lá é volta ater o IP da estação assim chegando à estação (192.168.1.13).

NAT X Proxy

Vendo que a aplicação prática do NAT em uma rede local é para distribuição do acesso à internet, NAT seria um proxy?

Na verdade não, essa é uma confusão que muitas pessoas fazem, o proxy tem função de armazenamento em cachê. Ele armazena os sites no servidor e distribui para a rede, quando o site requisitado não é encontrado no servidor, este vai a busca do site e o armazena. O proxy não depende de DNS instalado no servidor como o NAT.

Posso utilizar Nat e Proxy juntos?

Esta solução seria a ideal quando se tem uma rede um pouco extensa para diminuição do consumo da banda de seu link com a internet. Habilitar um Proxy para conteúdo http e deixar o resto com o NAT vai fazer com que o trafego do seu link diminua bastante.

Bom galera, por hoje é só, espero ter compartilhado mais esse tópico com vocês.

Comente também

32 Comentários

enock

Renato,
Sou leitora assídua da sua coluna e quero dizer que está de parabéns pelas dúvidas que tem tirado e dicas que tem nos dados. Adoro Redes e admiro muito a sua coluna. Parabéns mesmo. Valeu…

ricardo

Parabens pela publicação da dica, sempre estou lendo várias colunas de diversos ramos. Por ser administrador de redes, creio que para um parendizado melhor de quem está lendo, poderia ser acrescentado à coluna acima, a forma que o NAT distingue qual micro da rede privada que fez a requisição.
Falando sobre as portas que o NAT utiliza. Para quem estiver lendo, já adianto:
Quando a estação envia um pedido para um determinado IP e não encontra o destino (por estar em redes diferentes), ele envia o pedido ao gateway, que é uma porta de saída da sua rede privada. O gateway da estação é o servidor NAT, que ao receber o pedido por uma determinada porta, já grava o numero da porta que foi feito a requisição e envia o pedido para a internet com uma determinada porta do NAT. Quando a resposta volta por essa porta, o NAT já sabe para qual porta deverá enviar o resposta, pois havia gravado essa informação na hora que o pedido passou por ali.
É dessa maneira que podemos ter várias máquinas fazendo pedidos ao mesmo tempo, e o NAT sabe para quem deve enviar a resposta, pois o NAT utiliza 1 porta para cada micro que solicita alguma coisa externa.
Como não sou colunista, gostaria que se possível, o Renato Amadeu incluísse de uma forma mais clara essas informações na coluna, pois creio que ficaria mais fácil a assimilação para quem ainda não conhece o NAT.
Até mais.
Glauber

Aluizio Alcides Vieira Junior

muito bom voces estao de parabens
gostaria de saber se tem algum video sobre (upload) enviar anexo dentro da interface flash.

estao de parabens

Adriana

Bom gente, eu não sou nenhum administrador de redes, não tive oportunidade por vários motivos… Porém, leio muito, revista PC Redes, por sinal muito boa e principalmente as colunas imaster em geral, também ótimas…
O que eu gostaria de deixar aqui, seria uma minúscula incrementação, sobre esta matéria, se o que eu disser não estiver correto, me desculpem e aí eu paro de ler tudo pela frente. O protocolo NAT simplesmente faz a inversão dos dados da rede para fora dela, no caso para a Internet e também da internet para dentro da rede, -Só isso, você diria! É, se você estivesse utilizando outro protocolo similar como o PAT, os dados apenas sairiam da rede para fora dela, não possibilitando o uso de programas de bate-papo como Scoop, Ninja e similares!
Será que deu para entender?
Falei isso para pessoas que realmente não tem muito conhecimento da área!
Obrigado a todos, pela coluna, pela oportunidade de deixar comentário e etc.
Valeu!

Leonardo

Muito bom essa video aula, vc’s deviam colocar mais dessas!!!
uma duvida, tem como preencher o MovieClip com alguma cor via ActionScript?

Emanuel

Como faço para fazer um servidor de internet via cabo e via radio dentro do windows 2003 server standart BR.
Voce pode ajudar? Ficaria Agradecido

Sandro legora

Como faço para fazer um servidor de internet via cabo e via radio dentro do windows 2003 server standart BR. obrigado.

Vanderlei Santos – Haás Tecnol

Caro Amigo,,,

Li alguns de seus assuntos no site iMASTERS, entao achei interessante lhe fazer uma pergunta…acho que pode me ajudar…

Sou leigo no assunto de redes, instalei uma máquina “Servidor” com o Sistema Operacional Windows Server 2003, adicionei todas as contas de usuário, e tbem os compartilhamentos que eu precisava. Nos computadores da rede com Windows XP, ao clicar para acessar o servidor, aparece uma janelinha solicitando Nome e senha para acesso ao recurso. no entanto, nas maquinas com Win98 e Win95 o mesmo nao acontece, gostaria de saber se pode me ajudar quanto à isso, e como devo fazer para acessar o recurso utilizando nome e senha::????

Se puder me ajudar, ficarei muito grato…

Um Abraço

Vanderlei Santos
suporte@haastecnologia.com.br
haas@imbituva.com
stimbituva@hotmail.com

Alexander dos Santos Martins

Olá amigo,
Tenho várias dúvidas porém gostaria de uma grande ajuda quanto o assunto a seguir.
Tenho em minha residência uma rede que esta ligada a um Modem SpeedStream 5200 e sendo assim o meu modem esta com a função de roteador e com todas as funões e não sei como configurar o NAT. porém consegui configurar a Port Forwarding Configuration, qual seria o serviço que devo habilitar em minha rede para que eu possa virar um servidor www? desde já muito obrigado.

ALAN ROBERTO

Olá Amadeu, cara gostaria de te agradecer pessoalmente pelos seus artigos que são D+ meu. Olha, na NET os caras querem cobrar para oferecer serviços como esse que você dispõem, muito obrigado, seus artigos me enriquereceram muito, pois estou entrando no mundo das redes agora, falô mano!!!!! que Deus de abençoe, garoto!!!!!!

Luiz Melek

É comum a dúvida sobre o funcionamento do envio/recebimento de informações em redes de vários computadores com um computador único computador central conectado à internet. Mas ainda não vi minha dúvida exclarecida em lugar nenhum. Será que o que eu desejo é possível ?
Imagine: um computador (aqui no Brasil) endereço IP 10.X.X.X. A conexão com a internet é feita através de um gateway com endereço 200.X.X.X. Se um computador no Japão souber o endereço do gateway (200.X.X.X) e o endereço do computador (10.X.X.X) é possível que ele se conecte no computador do Brasil ?
Por que não ? O gateway bloqueia a entrada de uma requisição externa ? Por que ?

Felipe Matheus Rosa

Não gostei do artigo, está superficial, com erros de concordância, difícil de compreender.

Exemplo: como o servidor NAT sabe para onde enviar as respostas que chegam ao mesmo? mágica?

Quem quiser aprender melhor sobre o funcionamento dos NAT`s recomendo visitar seu artigo na wikipedia:

http://pt.wikipedia.org/wiki/NAT

Abraços.

to tentando abrir portas para sbOt server mas nao consigo
se alguem poder me ensina agradeço muito.vou deixar meu msn
pois nao tenho conta de e-mail valido quem poder me ajudar me add
traffic60@hotmail.com.br

Não entendo bulhufas desse assunto. Procurei aqui saber o que é NAT e onde no meu computador com WinXP tenho acesso a ele. Saí boiando, pois não encontrei a resposta mais básica, além do significado da sigla. Obrigado.

Muito bom o resumo, irou toda minha dúvida, muito obrigado.

Preciso instalar um DRV (cirquito de cameras), da minha empresa no roteador para poder acompanhar as câmeras pela internet. Alguém poderia me informar como realizar essa ação?

Idalécio

Cara, muto obrigado pelos seu artigos. Mas o meu problema é o seguinte: Disponho de um serviço de internet cujo provedor fornece o mesmo ip para todos os clientes. Quando procurei saber meu ip no site http://www.meuip.com.br o site me forneceu um ip completamente diferente. E cujo ip fornecido pele site é o mesmo do meu vizinho. e isso impossibilita o acesso remoto pois não consigo saber o ip dos clientes vc pode me dar uma dica? Agradeço

joeliton

gostei adriana vc falou mais explicado

Ensdo von fill

Vc podeira fazer um tutorial de como montar um servidor FTP, caseiro, acho que é uma das dúvidas mais procuradas da internet, mas tem poucos tutorias explicando passo a passo. Principalmente a hora que chega a parte do NAT. Será que poderia dar um exemplo de NAT usando um servidor FTP caseiro ?

rogerio

tenho um xbox360 estou tentando o ligar a internet só que dis que meu tipo de (nat ) pode naum ter o mesm efeito que das outras redes eu n intendi nda rsrsrs queria sua ajuda cara des de ja te agradeço.

Marcelo Miguel

Meu amigo exelenteticima sua explicação não fiquei com nenhuma duvida.

Manuel

Não ficou muito clara a explicação do proxy em relação ao endereçamento ip. Entendi que ele realiza a mesma função do NAT porém faz cache.

Entendi certo?

César Júnior

Renato, estou no curso superior em tecnologia de rede de computadores,
Se o proxy não tem nada a ver com a conversão do ip na rede, ele poderia ser habilitado para todos os serviços e não apenas para http? e onde se habilita o proxy, no provedor ou no computador do usuário final?

geraldo fernando

excelente explicação. parabens

marcos lima

Obrigado pela dica pois tirou a minha dúvida e esclareceu as minhas idéias.

Alexandre

Na realidade o NAT trabalha com TCP e também com UDP, e também não pode ser considerado como um protocolo, é sim uma técnica

maxwel

ola amigo tem como desbloquiar a minha nat do meu roteador!!
eu uso o tablet galaxy P1000, para conexão e também jogos online

ERICK

no caso quem joga jogos online no Ps3 diz aki que é para eu abri o NAT do meu roteador

CESAR

RENATO,VALEU SIMPLES E DIRETO

Lucas

Cara show de bola, você escreve muito bem!

Josemberg Pontes

Mano,obrigado pelas informações,ficaram bastantes claras.

Nanier

Pra configurar o NAT e necessario ter o gateway ???????????????

Qual a sua opinião?