Seções iMasters
Banco de Dados + Cloud Computing

DatabaseCast #5 – Banco de dados na nuvem

Olá, pessoal. Neste quinto episódio do DabataseCast, o podcast brasileiro sobre banco de dados, Mauro Pichiliani (@pichiliani), Wagner Crivelini (@wcrivelini) e Diego Nogare (@diegonogare) levam seus bancos de dados para a nuvem. Ouça neste episódio o que significa levar o banco de dados à nuvem, quais são as vantagens e as desvantagens de se desapegar dos seus dados e descubra como um pf (prato feito) requer menos cuidado do que um prato em um restaurante por quilo.

Se você não entendeu nada, achou que ficou curto, longo ou tem alguma outra sugestão, não deixe de nos incentivar digitando o seu comentário no final deste post, mandando e-mail para  databasecast@gmail.com ou nos seguindo o nosso twitter @databasecast.

Para obter o endereço do feed RSS e assinar no Databasecast, funcionando inclusive no iTunes, clique aqui

Promoção: quer ganhar uma camiseta oficial do Firefox? Ouça o podcast e veja o que colocar no e-mail que você vai mandar para databasecast@gmail.com para faturar esta camiseta oferecida pela fundação Mozilla.

DataBaseCast #5 – 1:37. Faça o download do podcast aqui (aproximadamente 67MB).

Links comentados no episódio:

DatabaseCast

é o primeiro podcast brasileiro sobre banco de dados. Mauro Pichiliani e Wagner Crivelini falam sobre banco de dados, programação, administração, dados, carreira, mercado, SQL Server, Oracle, MySQL, PostgreSQL, NoSQL, DB2, Informix, Sybase e diversos outros assuntos da área de tecnologia voltados para o desenvolvimento de aplicações. Mauro Pichiliani é Bacharel em Ciência da Computação, Mestre e Doutorando pelo ITA, e MCP, MCDBA e MCTS. Trabalha há mais de 10 anos utilizando diversos bancos de dados, como o SQL Server, Oracle e MySQL. Wagner Crivelini é DBA de SQL Server & DB2. É profissional certificado IBM IT Specialist Level 2 - Expert, autor convidado das comunidades SQL Server Central, iMasters, SQL MAGAZINE e IBM DEVELOPERWORKS. Acompanhe no twitter @databasecast.

Email
Comente também

7 Comentários

Ronaldo Ramires

Show de bola esse podcast sobre o Azure. Venho fazendo experiencias com o SQL Azure desde a CTP de novembro 2009, em especial utilizando como back end do banco de dados do Office, o meu querido MS-Access. Fiz uma breve apresentação do SQL Azure no ultimo encontro dos desenvolvedores Access, o Access Day Lite III, e estamos muito empolgados com as possibilidades. Sou gerente de desenvolvimento da AccessPro (www.accesspro.com.br).

Que bom que o databasecast voltou, já estava preocupado.
Mais uma vezes o databasecast nos mostra um assunto interessantíssimo.
Este podcast me deixou curioso e incentivou a testar o SQL Azure, agora da licença que vou testa-lo, até a próxima, estarei no aguardo galera, Valew.

Lucas

Cara, falou pesquisa na hora de falar do amazon.. Amazon também tem solução mysql e é muito comum rodar seus próprios servidores de banco de dados relacionais no EC2 (tanto máquinas virtuais Linux ou Windows). Eu mesmo vejo cases de uso do simpledb pra coisas mais simples.

Erlang? Pra que eu tenho que aprender a linguagem na qual a tecnologia foi desenvolvida? Voc?s precisam ser experts em C pra fazer queries sql?

Pelo que vocês disseram do azure, ele é mais comparável ao google app engine do que com a Amazon, visto que na amazon pra aplicações sempre usa-se o EC2, que basicamente é uma plataforma de gerenciamento das suas máquinas virtuais, ou seja, há total controle do sistema.

Lucas

faltou*

Fábio R. Magalhães

Senhores, alguém conhece um similar ACCESS open-source? pois confesso que para tarefas rápidas apenas ele me atende muito bem; porém estou mudando de plataforma e não consigo localizar algo similar, tem o próprio FileMaker para MAC, mas confesso que não é tão dinâmico assim.

Adão Gonçalves

Olá Wagner e Mauro. Comecei, a pouco mais de um mês, a ouvir os episódios do DatabaseCast.

Sou (quase exclusivamente) DBA SQL Server, como a equipe é pequena onde trabalho,
acabo assumindo (toda) demanda relacionada que trate de ‘dados’.
Um desafio recente é implantação do BI com tecnologias Microsoft.

Tive a oportunidade de fazer um curso com o Diego Nogare (em 2014, sei o episódio é de 2010), não é atoa que o cara é MVP no assunto (BI). Mas também manda muito bem quando o assunto é Plataforma Azure. Discussão muito interessante e ainda se mantem atual.

Grande abraço.

Qual a sua opinião?