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Mobile marketing, um mercado que não para de crescer

O mundo alcançou um marco na história da tecnologia: ao final de setembro, o número de assinantes de telefones celulares chegou a 5 bilhões de pessoas. Esse número equivale a 73,4% da população mundial. E no final do ano, o número chegará a 5,1 bilhões de assinaturas, aponta estudo realizado pela empresa iSuppi.
 
No entanto, isso não significa que 3 em cada 4 pessoas vão realmente possuir um celular – a estatística fornecida refere-se a pagamentos de serviços wireless e não apenas ao número de aparelhos. A base real de dispositivos sem fio chegará a “apenas” 4,9 bilhões no final do ano, ainda um número impressionante. Mas, além dos números espantosos, para que servem essas informações?
 
A forma como as pessoas comunicam-se atualmente no mundo mudou completamente por causa dos celulares, que são capazes de conectar qualquer pessoa, em qualquer lugar, a qualquer momento. A penetração de dispositivos móveis como ferramenta de comunicação tornou significativo o espaço para as atividades de marketing que são feitos sob medida para os interesses do usuário. Com os avanços da tecnologia, várias empresas vêm adotando o mobile marketing como parte de sua estratégia de publicidade.
 
Há um enorme potencial no aumento das taxas de respostas positivas quando se usa o marketing móvel, principalmente quando comparado às outras formas mais tradicionais de publicidade. Por esse motivo, mais e mais executivos estão recorrendo a esses meios para envolver seus públicos-alvo.
 
Estudos indicam que mensagens curtas, como SMS, MMS e WAP são bem mais eficientes do que o e-mail marketing – a publicidade via mobile é 70% mais lida do que os e-mails – e esse recurso pode construir a identidade de uma marca, além de aumentar as decisões de compra dos consumidores.
 
A atitude desses consumidores em relação ao marketing através de mensagens diretas influi (e muito) na decisão de compra, especialmente quando se trata de uma promoção. Como os consumidores só podem receber mobile marketing se permitirem, a tendência é que deem mais atenção à publicidade das companhias que adotam esse tipo de plataforma do que àquelas que utilizam o e-mail.
 
Os aplicativos para smartphones são uma outra forma de mobile marketing. Esses apps estão muito em voga, principalmente em BlackBerrys, iPhones e Androids, e são apresentados em diferentes formas, além de cobrirem uma grande variedade de interesses. Porém, uma coisa é comum nos aplicativos móveis: todos eles estão abertos à publicidade. Quer um exemplo? A cadeia de fast food Burger King lançou um aplicativo para iPhone que permite aos clientes encontrarem o seu restaurante mais próximo, além de admitir que seus usuários compartilhem sua localização através do Facebook.
 
Como é possível perceber, todas as formas de mobile marketing estão crescendo e mudando a cada dia. É importante manter-se em dia com as tendências para maximizar seus lucros. Quem sabe qual novo tipo de marketing será possível fazer quando conectado com novas descobertas tecnológicas?

Claudia Valls

é analista de mídias sociais e colaboradora do iDigo – Núcleo de Inteligência Digital, que promove o curso Estratégia de Comunicação para Mobile, no dia 30 de novembro, no Rio de Janeiro. Mais informações no www.idigo.com.br.

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2 Comentários

Marcio Hiroshi Okabe

Acho que mensagens de SMS já estão se tornando um tipo de SPAM.
A geolocalização é uma tendência que acredito ser mais eficaz, principalmente ser conseguirem sincronizar com promoções de sites de ofertas (compras coletivas).
Marcio Okabe
@marciokonfide

Concordo com o Marcio, acredito que geolocalização será o grande trunfo do Mobile Marketing… Atrelado a relevancia de perfil, buscas, e muitos outras idéias ainda a serem lançadas, inclusive sites de compra coletivas.

@ErikLVicente

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