Seções iMasters
Analytics

Link building com ajuda de redes sociais

Em outro artigo (Estratégia de Link Building), falei bastante sobre a importância da estratégia de link building para o SEO de um site e algumas ideias básicas de como pode ser desenvolvido. Hoje, vou falar sobre como os sites de redes sociais podem colaborar nessa tarefa.

Prospecção de Links através de redes sociais

Redes sociais existem independentemente da internet. Pode-se entender que essas redes congregam relações entre pessoas sobre um determinado tema ou discussão. A internet apenas fez com que essas pessoas não precisassem mais estar fisicamente próximas para que pudessem conversar sobre os temas que as interessassem. E esse é um dos pontos que devem ser aproveitados no link building.

Enquanto navegam na Internet, as pessoas fazem muitas coisas ao mesmo tempo, uma delas é distribuir links. Pense em como as pessoas geralmente postam, em sites de redes sociais como Orkut, Facebook e Twitter, links encontrados em seu processo de busca por informações. No Twitter, isso acontece com muita frequência, trata-se inclusive de uma estratégia para atrair seguidores, afinal ações como essas, além de promover muitos “RTs”, podem fazer com que outras pessoas se interessem pelo conteúdo frequentemente postado.

Basta o usuário achar que algo possa ser interessante para mais alguém e uma página acaba sendo referenciada através de links nas redes sociais.

Ao navegar pela internet, o usuário também pode estar conversando no MSN ou algum outro software mensageiro e receber de seus colegas links de páginas com conteúdo útil ou engraçado, então ele pode entender que um desses links é relevante para alguém e postá-lo através do Twitter.

Fica claro que, independentemente de onde o link será disponibilizado, o que provocará a referência à página será a importância de seu conteúdo. Isso acontece quando há uma relevância para o usuário. A forma mais pura e concreta de se trabalhar o link building.

O que é relevante para o usuário

Se é oferecido algo para o usuário que é de seu interesse, as chances de que esse artefato seja promovido através de sites de redes sociais é grande. Imagine, por exemplo, que um programador que mantém um blog sobre tecnologia desenvolve um programa que resolve algum tipo de problema. As pessoas que precisam desse software provavelmente falarão sobre ele em seus perfis de sites de redes sociais e, consequentemente, alguém que possui um blog poderá falar desse software, mostrando um passo a passo de sua utilização e, assim, referenciando o site original para download do software em uma das páginas do blog.

Por isso é tão importante que na estratégia de link building sejam pensadas ações que envolvam coisas úteis para resolver algum tipo de problema. Além disso, o bom conteúdo é primordial. No Twitter, no Orkut, no YouTube e em outros sites que reúnem redes sociais, é possível ver as pessoas falando sobre os conteúdos dos sites. Sites de nichos recebem muitos links, pois seus conteúdos especializados servem de solução para outras pessoas, que ao comentarem essas soluções em fóruns e blogs, acabam de certa forma referenciando a fonte original através de links. Trata-se de um apoio indireto por meio de sites de redes sociais.

Imaginem um site de nicho que lança um infográfico com estatísticas desse nicho. O administrador do site pode utilizar o poder de relevância de seu Twitter, caso tenha bastante seguidores, para divulgar esse infográfico. Os seguidores conhecerão o infográfico e caso algum desses tenha um site e entenda que a peça é relevante, poderá publicá-lo referenciando a fonte original. Dessa forma, percebam que o cuidado em trabalhar o perfil no Twitter pode fazer toda a diferença, pois um Twitter com poucos seguidores não ajudaria muito nesse tipo de estratégia. Além de trabalhar um bom conteúdo, é necessário trabalhar também os perfis em sites de redes sociais, pois a força, o “capital social” deles é que determinará o sucesso das estratégias, não somente de social media, mas também de link building.

Viralização de artefatos através de botões sociais

A internet é momento, e você precisa saber explorar isso, pois é importante que o conteúdo relevante chegue àquelas pessoas que, provavelmente, através de blogs, fóruns e outros sites irão referenciá-lo. Pense que em uma página, ao incluir algo interessante que as pessoas possam divulgar através de sites de redes sociais, é importante que isso seja facilitado. Caixas de botões como o AddThis podem ajudar nesse sentido, pois dão uma lista de opções. Dentre eles, sites de redes sociais, blogs, etc.

Botões sociais para apoio ao link building

Imagem 01: Botões sociais como apoio para a estratégia de link building.

O que se espera de um link building bem feito?

A imagem 02, abaixo, expressa bem o que se espera de um trabalho bem feito de link building, onde conteúdos interessantes são “viralizados” através de sites de redes sociais.

estrutura do link building

Imagem 02: Engenharia de links esperada para uma página com um conteúdo relevante ao usuário.

Uma página que tenha um conteúdo relevante, seja através de texto, imagens, softwares, vídeos e outros elementos, será viralizada por meio de sites de redes sociais (representadas pelas letras “T de Twitter”, “O de Orkut” e “Y de Youtube”). Graças a essas redes (a linha pontilhada significa a prospecção indireta desses links), outras pessoas conhecerão essa página, representada na imagem por um “X” e, dessa forma, as chances de que essa página ganhe links de outros sites (S) aumentará gradativamente. Percebam que os links internos (representados pela letra “P”) do site também exercem importante papel nesse trabalho.

No próximo artigo, vou expor a importância dos diretórios para estratégias que envolvam link building.

Até lá!

Referência

FORMAGGIO, Erick. “SEO: Otimização de Sites, Aplicando técnicas de otimização de sites com uma abordagem prática“. Rio de Janeiro: Brasport, 2010.

Comente também

10 Comentários

Mayara Alanna Pereira Martins

Acho o uso de redes sociais uma das táticas menos escancaradas de link building e que dá super certo. Vale mesmo a pena usá-las. Usamos na empresa em que trabalhamos e isso conseguiu posicionar mto bem o site de nossos clientes.

Além da prospecção de links por meio viral, há o search das redes sociais onde pode-se encontrar referências a páginas bem interessantes para link building.

Forte abraço,

Flávio, editor do blog
http://www.marketingdigital.ppg.br/

Muito legal. Vale lembrar que o Juice não é passado apenas pelo link único do site no seu perfil, pois o mesmo é NOFOLLOW.
Mas os links e followers das mídias sociais contam no cálculo do Social Graph, um dos fatores determinantes para o bom rankeamento.

O Link Building construído via social medias,trouxe relevância a um processo que antes era visto até como cabotino.Quantos webmasters já venderam espaços de links nos seus sites?Muitas das vezes sites no qual o conteúdo não promovia nada e nem tinha a ver com o link que estávamos promovendo.Um onintorrico era criado.Nada combinando com coisa alguma.
Com o uso das redes sociais,temos a chance de linkar conteúdo e promovê-lo com relevância e pertinência.Conteúdo associado a contexto que tem a ver com o conceito que promove um conteúdo específico.Tornando o processo orgânico e pertinente.
Nós dos Djins incentivamos o Link Building baseado nas plataformas sociais.

http://www.djins.tumblr.com

O poder da rede social e forte e amplo e naturalmente o gerenciamento da estrutura desta forma de marketing já faz parte do presente. As pessoas as vezes possuem uma certa relutância na implementação de novas perspectivas mais e uma evolução natural com a grande vantagem de que a pessoa que manipula a informação possue grande interesse pela mesma e utilizá sua credibilidade para divulga.

Jardel Pereira Xavier da Silva

Ótimo artigo, sem nenhuma dúvida as redes sociais são um meio de atingir um grande número de pessoas através de um conteúdo bem escrito e relevante ao usuário. Claro que o sucesso de uma campanha de Link building, seja ela em redes sociais ou não, depende muito do planejamento e estratégias a serem aplicadas. Seus conselhos são muito importantes, obrigado.

Ofhelia Raquel Roman Lemos

Vou passar esse texto adiante, tenho certeza de que vai abrir os olhos de muitas pessoas na hora de pensar a estratégia de seus conteúdos.

:)

Bruno Giannella de Melo

Na minha opnião hoje as redes sociais são a melhor estratégia para Link Building, mesmo que grande parte deles nofollow, ainda sim existe uma parte do pagerank representado por eles, e o numero de pessoas que tem acesso a informação que voce disponibiliza é muito maior, aumentando as chances de seu texto ser repassado a outros sites.

Muito bom o texto. Obrigado.

marta silva

Obrigado pelas dicas,te desejo sucesso
http://www.sitesbaratosrj.com.br

Qual a sua opinião?