Seções iMasters
Photoshop

Efeitos mágicos no Photoshop CS5

Olá, meus amigos! Estou de volta após alguns meses… espero voltar a escrever com uma frequência maior pra vocês. Bom, voltei para mostrar as novidades do Photoshop CS5 e quero dizer que, em breve, vocês terão uma surpresa muito boa, aguardem!

Aproveitando, há pouco tempo dei uma entrevista para o Alex Giroto e quem quiser acompanhar, clique aqui.

Vamos lá:

  • Artista: Fabio Lody (www.fabiolody.com.br)
  • Descrição: Novidades do Photoshop CS5
  • Software ultilizado: Photoshop CS5 em Inglês.
  • Grau de Dificuldade: 7,0
  • Ao som de: Korn Blind

Bom, vamos lá. A Adobe lançou por esses dias o Adobe Creative Suíte 5 (CS5). A promessa era de muitas inovações em suas ferramentas, facilitando os iniciantes no uso do software e oferecendo aos mais experientes funções esperadas há bastante tempo.

Primeiro, iremos conhecer a aparência do novo Photoshop.

Ao clicar em “Window > workspace >New in CS5″, podemos ter uma ideia das mudanças nessa versão. Vale lembrar que a Adobe atendeu ao pedido de milhares de usuários quanto às mudanças, finalmente.

Aqui já notamos a primeira diferença:


A primeira barra do Photoshop agora traz atalhos diretos do bridge, minibridge, visualização das guides ou grids, zoom, workspace e visualização do projeto.


Do outro lado, estão as configurações de workspace, que podem ser editadas; no meu caso, criei a workspace “LODY”. Na seta você consegue visualizar outras configurações do workspace, além de salvá-las e deletá-las. E, por último, o “CS Live”, um serviço direto do Photoshop para acessar sua conta, tirar dúvidas e compartilhar suas imagens – falarei dele mais a fundo.

Bom, quero dizer que, se eu fosse explicar e mostrar cada mudança, ficaríamos dias aqui vendo todas elas. Vou mostrar a vocês o que, na minha opinião, são as alterações mais importantes, ok?

Abaixo alguns detalhes sobre mudanças que acho importante sabermos para melhorar nosso processo de trabalho.

  • Efficient workflow: melhora a eficiência de trabalho e de forma automática, muda as cores e a opacidade de todas as camadas simultaneamente.
  • Superior HDR imaging: processo de melhora na foto, faz com que ela acabe com os problemas de fantasmas e foco. Essa nova função faz com que o usuário tenha muito mais controle sobre a arte final da foto.
  • State of art raw image processing: mudanças nas fotos, como escurecer e clarear, sem perder as principais características. Mantém a cor e o nível de detalhes.

Arrastar Arquivo

Sim, meus amigos. Uma coisa que há muito tempo usuários experientes de Photoshop pediam, agora chegou. Confesso que por essa eu não esperava, já que para muitos isso parece banal, mas em nosso ambiente de trabalho, ajuda bastante.

Ao escolher uma foto e arrastar até o Photoshop, ele a abre de uma maneira normal

Porém, caso você já esteja fazendo um trabalho e queira arrastar novas fotos, ele entende como um “Smart Objetct” e o arrasta para o mesmo trabalho, sem a necessidade de criar outro arquivo.

Reparem na paleta de camadas, como ele criou outra layer.

Mas caso você queira que ele crie outro arquivo, como era feito antes, não há problema nenhum: basta arrastar a foto até sua barra de exibição de arquivos que ele irá criar outro arquivo, com a foto nova que você acabou de arrastar.

Mixer

Essa nova função realmente é fantástica, mas infelizmente ainda deixa muito a desejar perto da mesma função encontrada em programas de pintura como Painter e Artrage.

Um ponto fraco, alias, é o delay. Minha máquina possui 8GB de ram e 1GB de vídeo e, mesmo assim, a demora na mistura de cores é irritante.


Aqui eu selecionei uma foto como base e alterei a ponta do pincel para azul, o que possibilita misturar as cores originais da foto com um pouco de azul.

Agora veja como ele se comporta, quando misturamos as cores em outra camada.

Vamos ver cada função da ferramenta “Mixer Brush Tool”


Esta ferramenta nos mostra as “presets” salvas, utilizadas, ou nos dá a possibilidade de carregá-las da melhor maneira.


Aqui podemos alterar o tamanho de pincel, ponta, espessura. Destaque para as novas funções de brush (irei explicar mais à frente).


Agora sim, podemos ver todos os presets de Brushs. Neles podemos alterar ângulos, espaçamento, igualdade nos eixos, dinâmica, textura e etc.


A primeira opção define a cor da ponta do pincel, o botão do meio aplica ou não a cor no uso do brush, e o botão final limpa ou não a ponta do pincel para o novo uso.

  • Custom: é onde podemos definir o tipo de pincel do mixer e o tipo de força que ele ira exercer. Ex: Dry, Moist, West etc.
  • Wet: é a porcentagem de força que o pincel irá exercer. Quanto maior, mais forte será a força do pincel.
  • Load: define a porcentagem da quantidade de tinta do pincel do mixer.
  • Mix: define a porcentagem de mistura de cor.

  • Flow: define o fluxo de passagem de cor.
  • Airbrush: habilita a função de aerógrafo pincel.
  • Sample all layers: se ativada, o efeito que fizermos na mistura será aplicado a todas as camadas do arquivo.

E o ultimo botão é para quem usa tablet. Ele controla a pressão que a caneta exerce em seu trabalho.

Blending “divide”

Este novo recurso da propriedade de blending dá um efeito bem interessante quando aplicado a fotos de alto contraste, em breve publicarei algo sobre como usá-lo de maneira eficiente.

Eyedropper Tool

Este é o famoso conta-gotas do Photoshop. Ele vem com uma mudança significativa em seu uso, veja abaixo onde ele exibe um círculo com a cor atual e a próxima a ser “capturada”.

Funções 3D

A versão Extended do programa inclui ferramentas avançadas para 3D, que auxiliam as áreas de vídeo, web e engenharia.

Com a nova tecnologia Adobe Repoussé, podemos criar logotipos e arte 3D a partir de qualquer camada de texto, forma ou máscara, bem como virar e girar designs para criar novas aparências.

Meu próximo artigo será exclusivamente sobre os novos recursos em 3D, aguardem.

Content-Aware

Essa talvez seja uma das maiores mudanças do Photoshop CS5.

Para um exemplo prático, abra uma foto em que você tenha uma área que queira manipular, como a abaixo:

Com a ferramenta “Lasso Tool”, selecione a área que deseja manipular.


Em seguida, pressione “Shift+Backspace” e irá aparecer a seguinte janela de recursos:


Em “Use” escolha a opção “Content-Aware” e veja o que acontece:


O mesmo funciona para a ferramenta “Spot Healing Brush Tool”

Abra uma foto qualquer.


Clique sobre a ferramenta “Spot Healing Brush Tool”.

Em sua barra de opções, altere sua propriedade para “Content-Aware”.

Em seguida, selecione o que você deseja que seja retirado de sua foto, no meu caso, a corrente do lado esquerdo.


Aguarde alguns segundos e veja seu resultado final:

Claro que é preciso usar o bom senso e às vezes será melhor retocar na unha, mas todos temos que concordar que esses recursos novos do Photoshop são uma mão na roda, não?

Rotate

Selecione a ferramenta “Rotate View Tool”, como abaixo:

Repare que agora temos recursos de rotação por ângulo, na barra de opções.

Clique sobre sua imagem:

Simplesmente, fantástico!

Dica: com a tecla “shift” pressionada, rotacionamos de 15º em 15º

Quick-Selection

Abra uma foto qualquer.

Selecione a ferramenta “Quick Selection Tool”.

Em seguida, clique na área da foto que você deseja selecionar.

Caso queira aumentar a ponta do pincel, pressione a tecla “]” e “[” para diminuir.


Fantástico, não é? Principalmente pela dificuldade da foto, já que temos muitos pontos de luz, sombra e cores. Ainda assim, a ferramenta se comporta muito bem.

Já que estamos brincando com a foto de um Dodge Challenger, que tal utilizarmos outro recurso novo para vermos como fica?

Vá em “Edit > Content – Aware Scale”.

Movimente o mouse para visualizar a diferença quando diminuímos ou aumentamos a imagem.

Preciso dizer a vocês que uso o Photoshop desde a versão 4.0, e tratamentos que antes levariam horas, se tornaram brincadeira de criança nessa versão.

Puppet Warp

Abra uma foto qualquer.

Vá em “Edit > Puppet Warp”.

Agora, a cada clique, você adiciona pontos de apoio na malha de sua imagem.

Os primeiros pontos (no pulso) são os pontos que irão “sustentar” o restante da malha, já o ponto do polegar é onde defino a alteração na malha.

Caracter Style

Embora essa ferramenta seja simples, para mim é uma das melhorias mais importantes do CS5.

Com ela podemos criar vários textos e salvar suas características. Por exemplo: em um texto corrido, você formata seu título com uma fonte “Trebuchet” com tamanho “40″ em azul. E o texto corrido será “Verdana” em preto tamanho “25″. Poderemos agora salvar cada estilo para utilizá-lo em outros textos.

Bom, é isso, pessoal. Espero que tenham gostado. No próximo artigo irei falar exclusivamente dos recursos 3D do Photoshop CS5, ok?

Me sigam no Twitter: @fabiolody

Um abraço a todos e fiquem com Deus.

Comente também

100 Comentários

Nossa Fábio!!!Sou fã das suas matérias acho que desde 2005, na verdade tudo que sei (ou o pouco que sei de Photoshop) é graças a você e a sua coluna brilhante.Como sempre me surpreendo cada dia mais. Parabéns e muito sucesso!!!

    Fabio Lody

    Obrigado pelos elogios Vanessa! fico feliz q curta meu trabalho…quando precisar é só chamar.

Muito boa a matéria. Consegui sintetizar a grande maioria dos recursos que a nova suite da Adobe nos trás nessa versão CS5. Parabéns pela facilidade com a qual você transmite as idéias e a objetividade do passo a passo. Muito bom. Estou louco pra começar a usar o PSCS5.

    Fabio Lody

    Opa valeu Leandro! como comentei, realmente vale a pena essa migração. Coias que nao acontecia a algum tempo. e quando tiver duvidas, é só chamar.

Douglas Carvalho

Muito bom o post! Fácil de compreender, parabéns! No aguardo dos próximos :)

    Fabio Lody

    valeu irmaozinhO! o proximo esta quase pronto, sera sobre os recursos 3d novos nessa versão. Devo postar na proxima semana. abs

Excelente, como sempre trazendo exemplos praticos e conhecimento. Parabéns Fabio.

Excelente post. Agora sim uma versão do PS que vale realmente o upgrade. Algumas ferramentas impressionantes e que serão muito úteis.

    Fabio Lody

    concordo com voce irmao, essa versão vale a pena o upgrade!
    e algumas ferramentas exercem funcoes que pediamos a mto tempo como a criação de estilos para textos, mto bom.

    abs

Como sempre, um post excelente! Fácil de entender até pra quem não trabalhar com photoshop diariamente!

Parabéns Lody!

Cassildis. Que matéria em meu querido Fábio. Esses novos recursos do Photoshop realmente fazem a gente arrepiar e imaginar como poderemos melhorar os trabalhos. Parabéns e por favor, não esqueça de escrever mais!!!

    Fabio Lody

    rsrs voce tem o mesmo sentimento que eu. realmente gostamos a fundo de photoshop, esses efeitos me fazem lembrar de como eu sofri para fazer determinadas coisas em versões como a 4.0

    abraço irmao.

Lucas Silva

Parabéns Fábio!!! Excelente post! Realmente esse photoshop é um divisor de águas! Brincar com esse photoshop CS5 nunca foi tão divertido! Continue com os ótimos Posts!

    Fabio Lody

    rsrs algumas coisas se tornaram brincadeira de criança diz ai.
    temos o lado bom e ruim de tudo isso, mas acredito que no final, serão mais reconhecidos aqueles que realmente usam de maneira profissional.

Yuri Régis

Parabens grande Fabio realmente o photoshop traz surpresas… Obrigado por compartilhar…
Bom Fds pra vc amigo falaowwwww
Quero ver mais tuto nessa nova versão.
Abraços!

    Fabio Lody

    rsrsrs obrigado irmaozinho! e pode deixar q agora voltei novamente e espero escrever com mais frequencia.

    abraçao

Será que já dá pra lavar as minhas roupas ??? É só o que falta nele rsrs…
Obrigada pela matéria, está bem detalhada.

    Fabio Lody

    uhauhahuauhauhauh olha se na proxima versao ele nao fizer café não digo nada.

Será que já dá pra lavar as minhas roupas ??? É só o que falta nele rsrs…
Obrigada pela matéria, está bem detalhada.

Carlos Eduardo Fraguas

Anos luz depois daquela epoca boa do fórum de photoshop aqui da iMasters ….estou eu dando as caras por aqui novamente.

Ficou bom o artigo heim Fabião!

Tem o lance do zoom tb que foi modificado e para melhor. Pelo atalho do teclado agora clicando e segurando, podemos arrastar o mouse para aumentar ou diminuir o zoom… muito válido e útil também. Já que no CS4 era só no clique.

Abraços.
@NemEh

    Fabio Lody

    irmaozinho voce é oldschool no iMasters uhaauhauhuha demoro pra voltar para o forum tambem. E otima dica a sua! essa eu nao havia visto, valeu!

Simplesmnte, ótimo…muito bom o novo artigo, e espero q vc traga muito mais pra gente…..

abraços!

    Fabio Lody

    obrigado irmaozinho!

    semana que vem(provavelmente) postarei coisa nova.

    Alias aceito sugestoes da galera para as proximas materias.
    abraçao

wilderson evangelista

a cada versão, a adobe da um show, porem por uma lado intriga, pois um bom design gráfico com os recursos de hoje vai ter que suar muito a camisa para mostrar sua verdadeira vocação.

    Fabio Lody

    e teremos muitos “sobrinhos” surgindo por ai rs

    mas tem razao, teremos que nos dedicar ainda mais.

Parabens sempre otimos artigos, mas como aindo tou sem tempo R$ vou me manter no CS3, mas e sempre bom saber as novidades.

Suas materias estajam fazendo falta.

    Fabio Lody

    cara fico mto feliz com comentarios como o seu.

    Me motivam mto a escrever com mais frequencia, obrigado brother!

Matou a pau Lody ! Parabéns !
Melhor do que ficar traduzindo sites americanos e postando no imasters.
Veja a diferença de como as pessoas comentam suas aulas e do autor que apenas traduz.

Isso é o diferencial

Abraços

    Fabio Lody

    rsrsrs tu é fogo irmaozinho! e demoro pra marcarmos uma breja!

    te espero em Santos quando puder.
    abraçao irmao, fica com Deus.

    Fabio Aires

    Beeeemmmm menos Alex Falcão! Todos os articulistas do Imasters tem seu valor. Além do mais você vai querer que todos nós venhamos a acreditar que o Fábio Lody fez tudo por dedução, empirismo, tentativa erro e que não olhou nenhum material de algum articulista brasileiro ou estrangeiro. Sem lobbies ok!

    Além do mais, fica uma sugestão para o grande Fabio Lody: cite as referências.

Alex Giroto

Power Fabião! Mando bem demais… Tava falando com o Felipe do TimeDSG também aqui sobre seu artigo. E ele comentou que muita gente só falava sobre os efeitos mágicos. Mais ninguém explicava como funcionava! E tu foi la e matou a pau! rs, Abraço!

    Fabio Lody

    rsrs isso é verdade, nao encontrei em lugar algum materia como a minha.

    Mas é isso ai irmaozinho, obrigado pela visita e sucesso pra ti e para a galera do Time DSG

Fabio Aires

Boa matéria. Entretanto o “Edit > Content – Aware Scale” não é um “novo recurso” do Photoshop CS5 como você disse. Este recurso já existia no CS4.

Abraços.

http://www.fabioaires.com
@fabio_aires

    Fabio Lody

    Opa Fabião, em parte voce tem razao. A ferramenta ja existia porem eu quis dizer que ouve melhorias por parte da adobe nesse recurso, e muitas principalmente no calculo final de execução de cada pixel, mas coloquei como recurso novo, me perdoe. Alias outros recursos encontrados na cs4 tb sofreram diversas mudanças mas nao achei tao importante qto essas que publiquei. Bom é isso ai brother, obrigado pelo comentario! abss

    Fabio Aires

    Legal Fabio! Eu na verdade não vi as diferenças e creio que não sejam perceptíveis a olho nu, pois abri a mesma foto no CS4 e no CS5 ao mesmo tempo e fiz os mesmos procedimentos em ambas e consegui os mesmos efeitos. Fiz isso antes de enviar o primeiro comentário, pois queria ter a plena certeza de colocar aqui algo correto.

    Mas mesmo assim, isso não tira o brilho de sua matéria. Gostei muito.

    Abração.

Muitos efeitos interessantes já estavam na versão CS4, como o rotate view que é fantástico, porém é preciso muita memória e uma placa de vídeo pra funcionar, coisa que em quase todos os softs de pintura digital já possuim e nem era preciso de placa de vídeo. O peso em algumas funções é irritante. A função mixer é estupidamente lenta em qualquer versão do Photoshop mesmo, coisa que não acontece no Gimp ou noArtrage mesmo.

    Fabio Lody

    é irmaozinho concordo com voce. Muitos recursos do CS5 exigem inclusive um sistem de 64 bits (como o premiere e o after effects).
    Se rodarmos o cs5 em maquinas com uma placa de video fraca, provavelmente voce nao ira desfrutar de metade dos recursos novos, ai nao vale a pena o upgrade. A função de mixer é nova, nao existia em outras versões infelizmente pois essa versão deveria ser para aprimorar isso.
    E a demora é irritante mesmo em maquina boa. É dificil compararmos mas tal função não tem jeito. Em outros programas até mais leves, esse recurso é sussa.

    Obrigado pelo comentario! abss

Muito bom essas funções, vlw pela matéria cara.!

Alguem sabe como instalar plugins de filtros no PS CS5?? coloquei o filtro (.8BF) dentro da pasta Plug-ins e não funcionou, coloquei na pasta Plug-ins>>Filters e também não funcionou…

Fábio.

Acho que não preciso falar muita coisa, sou seu fã!

Tudo que aprendi até hoje em photoshop foi com vc. Se hoje eu trabalho com photoshop a culpa é sua ! rs kkk

Tem ao menos, uns 4 anos que vejo suas matérias… eu me recordo! eu só sabia escrever um texto qualquer na imagem!

Anos se passaram e vc continua o mesmo profissional competente e disposto a ajudar o proximO!

Mais uma vez, sou seu fã!

E estou ansioso para ver as próximas matérias, já estou comendo tudo que posso desse PS Cs5, que é o máximo!
Coisas que eu demorava 3 h para fazer agora não levo mais que 10 minutos!

Meus parabéns!

E continue nos mostrando as novidades desse programa que apesar de ser uma coisa séria pra gente, é uma diversão trabalhar com ele!

abraços!

Simplesmente fantastico, pena que que a versao master collection custa quase 3 mil dolares hehe, o jeito pra quem nao pode como eu, e ir nos sites torrents e baixar a master collection 5 hehe, me desculpem mais e o jeito hehe, abracos

Sem comentarios fera ,muito show, queria aprender a usar esse programa será que alguem podia da uma força?

Endrigo Almada

Ola Fabio, boa noite, preciso de uma ajuda.
Instalei toda a família CS5 web, e estou tendo problemas para executar funções básicas no programa.

por exemplo, quando abro um novo arquivo, clico para alterar a resolução e o programa não permite que eu digite nada.

no ambiente de trabalho, a mesma coisa.
ele simplismente ignora comandos básicos do teclado como “P” ou ” F ” ou ” G ”

entretanto, quando utilizo command + s ou command + D ele funciona normalmente.

já reinstalei algumas vezes e de nada adiantou.

um abraço e muito obrigado!

Endrigo Almada

vale ressaltar que no illustrator por exemplo, ele funciona tudo normalmente.. bem como em toda a família!

me ajuda amigão ?
abraço
sucesso, sempre.

Dailma Bulhões

Parabéns Fabio, suas matérias são ótimas!!! Tô apredendo muito com elas !!! Bem didáticas e interessantes!!! Sucesso e continua publicando mais..rs!

alguem sabe com instalar filtro no phoshop cs5

    Realmente varios plugins não funcionam com o ps 5 64 x .Resovi isto no meu instalando no 32 mesmo . e deu tudo certo . Só funcionam no 64x os que tbm são 64x.

    bunda

    vão gaga

Velho, vc tem msn?
Fikei com dúvida no Puppet Warp.
A opção aqui fica desabilitada…
Me adiciona aew:
mr.pitaya@hotmail.com

E parabéns pelo seu post.

Rafael Andrade

Fábio eu sou seu fã cara! me cadastrei a pouco tempo no Imasters mas, jah acompanhava o seu trabalho! Gostaria muito de trocar uma idéia com vc via e-mail! eu trabalho em um laboratório fotográfico como “montador de arte final”! e muito do que eu sei sobre Photoshop hoje eu aprendi lendo suas matérias!!
vlwwwww!!!!!

Estava querendo fazer edição em algumas fotos e achei esse por acaso no orkut.entrei no site do fabricante e baixei e depois joguei o número d serial q achei..é tudo em português, porém eu não sabia usar todas as ferramentas e vc soube explicar muito bem explicado fera..brigadão pela ajuda e espero os próximos post..abração ae..fuuii..

Roberto Du Vale

Kra uso o Photoshop desde a versão 5.0 e a cada versão fica melhor e sempre entro aki e vejo suas dicas Fábio, como sempre boas dicas, tenho o CS4 e o CS5 no meu PC e to achando o máximo, um abraço e continue com suas dicas, sou seu fã…

eu amei o ccs5
pporem o taofaldo recurso repousse no meu nao quer pegar me ajudem poravor
o q eu fassso pra ele pegar?

ola Fabio, é a primeira vez que estou vendo seu trabalho
achei muito interessante derrepente não sei se você
vende algumas aulas suas, um abraço…

Fabio, seus trabalhos sao otimos sou seu fã , gostaria q vc publicase porfavor uma materia sobre como utilizar alguns efeitos e filtros q vc acha intressante .
vlw
sucesso!

Parabens muito bons seus posts,

Cara vc é um gênio…..eu curto mt suas aulas…um dia qro ser igual a vc!!!!abraçoss

Bom dia!

o plugin kodak aibrush não abilita no ps cs5 o crack não funciona vc tem alguma alternativa

Olá Fábio bom dia!!!!

muito bom seu seu trabalho,sou fotógrafo e preciso de alguém pra manipulação de imagens .. ja tenho seu e-mail se puder me enviar seu telefone pra contato eu agradeço.
Estava dando uma olhada e aprendi umas coisas aqui que antes batia a cabeça..

abç

Fabio tudo bem

pode me ajudar?
o photoshop cs5 tem que ter uma configuração de hardware especifica para poder estar sendo instalado, depende de software ou do OS , em que implica os pc’s com 32 bits e com 64 bits
qual a configuração minima para instalar o photoshop cs5
agradeço a sua atenção e o seu tempo dispensado para responder minha pergunta
não encontrei uma resposta adecuada nas minhas pesquisas em foruns
Attt. Aristides

Cara como faz pra esse treco pega “repousse” ? Escrevo, pinto, exporto imagens e ele num pega nem a pau…

adorei sua materia continue assim kk

a matéria é muito massa … mas não sei … acho que a forma como os programas atuais vem jogando as coisas tão mais facilmente assim (posso estar errado) … penso que o valor do serviço de quem trabalha com photoshop esteja sendo diminuído ….claro que existem novas funções, mas algumas coisas até minha vó faz e muito com o CS5 …daí quem vai qeurer pagar bem pra um tratamento de imagem ou uma montagem?? … só para montagens muito complexas é que vão pagar alguma coisa

Fábio!!!!!! Suas explicações salvaram minha vida e meu trabalho aqui………obrigaduuuuuuuuuuuuuu

olá fábio!
Adoro seu trabalho ,
seus tutoriais são ótimos!
você esta de parabéns!
sou fascinada com photoshop
procuro sempre estar aprendendo coisas novas
gostaria que postasse alguns tutorias de criação de vetores
ainda tento criar alguns mas sem sucesso!!
Desde ja agradeço!

Ae mestre tá de parabéns ae pelos seus tutos, são otímos eu também projeto algumas imgs mas nada comparado com sua descrição com essas ferramentas.. ae eu acho que vo me aposentar tu é o cara.

Maria Martins

onde fica o tal do “Shift+Backspace” ??? fiz várias tentativas para achar e nada@@

Sofia

como posso disfarçar imperfeições, como borbulhas, rugas…?
gostei muito das dicas desta página.
aguardo resposta :)

Thomasio

Porfavor Fabio me ajude eu amo esse trabalho o qu acontece, no meu pais não há muita oportunidade sobre xta materia, eu sou de Angola já xtavas cá, no entanto eu gostaria que me desse uma ajuda me eu ja xto meio avançado so preciso de tecnicas avançadas como tratamento de imagem e por ai fora… Se achares que podes me ajudar meu email é este ( thomasio-designer@hotmail.com)

serei muito grato!..

wesley

olá! Fabio sou d Goiânia – go, acabei d adquirir o photoshop cs5 e vendo suas explicaÇOES fiz muitas coisas que pensava ser impossivel… valeu!
por favor nao pare de fornrcer explicaçoes d como usa-lo pq pretendo aprender +.pq ainda estou perdido, entendo pouco de ingles
uma pergunta: o cs5 so tem o idioma “ingles” ?
Há! e pirei pro seu curriculo quantas empresas, heim…
gosto muito de informatica e tudo relacionado a cumputador
ja fiz curso de informatica montagem e manutençao em pc e pretendo fazer de web-designe e HTML

marlibizz

Gostei do que li aqui, vou te acompanhar pelo tweet,estou usando o PH cs5 para brincar com minhas fotos e acho que voce pode me ajudar muito.Valeuuu
Abraços marlibizz

helio ribeiro

muito bom mesmo esse seu material, mas gostaria que voce me ajudasse numa dúvida, como faço para colocar varias fotos em uma mesma pagina tamanho miniaturas, no cs3 eu ia em arquivo/altomatzar/sht ii ai abre uma janela para voce decidir o número de colunas e linhas dando assim a quantidade de folhas por fotos, ou seja quanto mais colunas e linhas menos folhas e menor o tamanho de fotos nas folhas mas no cs5 nao sei como fazer isso é como se no meu não tivesse a função.

henrique

O cs5 ele é muito legal, que me pode me ajudar a mexer eu agradesso
Abraços henrique

maria clara

olá, eu tenho o photoshop cs5, mas quando eu abro este programa não aparece nada dessas coisas para modificar a foto, o que eu faço par afazer isto? por favor se puder me responder eu agradeço !!

Marcia

Aprendi muita coisa do Photoshop com você! Obrigada por dividir conosco tantas informações valiosas.

matheus

Quero Ser um dos melhores designer =D

katia

Bom dia ! Fabio , muito bom mesmo esse seu material estou cursando computação gráfica ! pois usamos o photoshop cs4 e eu tenho o cs5 e hoje eu futugando na internet sobre tudo de photoshop cs5 achei o seu site é ótimo estar de parabéns Obrigada por dividir conosco tantas informações valiosas. quero muito aprender amo mecher com fotos fazer montagens slide , e como estou cursando computação gráfica estou aprendendo um pouco de cada coisa pois sabe né curso aprendemos só o basico ! que Deus lhe abençoe

lucia duarte

Por favor,encarecidamente impllro ajuda, eu baixei o plugin eraser classic para photoshop cs5m coloquei na pasta de plugins, mas não funcionou, ai coloquei na pasta filters, não funcionou, eu adorei o efeito dele, de excluir fundo de imagens. Como faço para ele funcionar. Agradeço.

Marcelo

Fábio, pesquisei em muitos fóruns sobre o Adobe Photoshop CS5, mas nada tão prático e eficiente quanto a suas explicações, o aplicativo reune uma gama ótima de ferramentas que o tornam cada vez mais dinâmico, o pouco que aprendi foi “fuçando”, mas com este pequeno tutorial vejo uma luz no final do túnel.

Obrigado.

Thalia

É muito legal ter alguém para informar sobre essas coisa!acabei de baixar o photoshop e lendo seu artigo ,me ajudou muito!
parabéns pela ótima explicação!

vamberto marques de matos

grande Fábio seus trabalhos continuam levando nossa imaginação fluir,espero que continue sempre nos inovando com suas ideias legais, abraço amigo

Caio Antonio

Olá Fabio Como faço para adquirir o Content Aware, pois nao consegui no meu cs5

Marcio Cleibe

Esse CS5 deve ter sido feito por algum bruxo Ô.Ô

gardenia

amei todas estas dicas cara k legal….

Mathews Vaz

cara pra mim voce e cara do photoshop, obrigado por compartilhar seu conhecimento com a gente.

joel

me ajudou muito fábio

Douglas C.

Muito bommm, só uma pergunta a respeito do ROTATE Fàbio: ouvi dizer, me confirme por gentileza, este comando só é habilitado para o MAC? diz que tem para o bom e velho PC…^^…valeu mano…abraços

Luiz

Parabéns Fabio!!! Obrigado por tudo!!!

Max mastroianni

Max mastroianni .. nossa muita coisa mudou mesmo Parabens por esta dando suporte aos que amam viajar no mundo do photo Shop …CS5… Marabá /Para

CARLOS

COMO FAÇO PARA TIRAR OS EFEITOS DAS FOTOS PARA IDENTIFICAR UM ROSTO NAS FOTOS COM DISFARCE TIPO LUZER NOS ROSTO OU TIPO BORRADO PARA DISFARÇAR COMO FAÇO PARA REVERTER ISSO

Jonatas Gottfried Oliveira

Muito bom gostei, ja conhecia a maioria por estudo computaçao grafica mas muito maneiro

manu

Como faço pra baixa? Não to conseguindoo_O

Attila

como consigo baixar?

Lucast

Fábio,

Eu tenho uma dúvida que seria o seguinte.

Eu vejo muito gente que é boa em Photoshop, inclusive você.
Porém gostaria muito de saber se esse conhecimento se ganha com algum curso, alguma faculdade e qual seria.

Nigglez Case

Fabio este programa é impressionante e valeu pelas dicas, mas eu gostaria que ajudasses a ensinar a cortar e trocar o fundo de uma imagem. nigglezcase@gmail.com

Edu Cardoso

Caramba mermão muito legal este post me ajuda bastante… Mais queria o photoshop cs3 o meu grande sonho de ter

Qual a sua opinião?