Pessoal, vou ficar devendo para a próxima coluna a finalização sobre a sequência de artigos de SEO. Por alguns motivos, acabei não conseguindo concluí-la 100%, no nível que quero apresentar para vocês. Então deixo esta, sobre empresas que fazem bom uso do Twitter! Lembrando que quem quiser bater um papo ou tirar dúvidas, estou à disposição no Twitter ou no meu site. Espero que vocês gostem!
Mas vamos lá. Está cada vez mais comum empresas utilizarem o Twitter como SAC ou como um canal de promoções; é um método bem atraente para os consumidores, pois acaba sendo uma propaganda direta e eficaz. Uma outra coisa que tem acontecido também é que quando você cita uma instituição (principalmente falando mal), eles entram em contato para oferecer ajuda. Realmente faz com que o consumidor se sinta especial, mas isso funciona?
Analisei Twitter de seis empresas distintas, que utilizam o Twitter tanto como SAC, como um canal promocional. Com todos tive a oportunidade de interagir de alguma forma neste meio tempo e ter uma conclusão formada, assim já vemos qual 'receita' funciona bem no microblog.
Eu não tinha idéia que o Bradesco estava no Twitter e foi realmente espantoso quando eles entraram em contato comigo, logo após eu fazer uma pequena crítica ao FoneFácil Bradesco. Foram super atenciosos, tiraram todas minhas dúvidas e não demoraram para responder minhas mensagens. Além disso, fizeram contato por telefone solucionando meus problemas. Foi um ótimo uso do Twitter, prometeram um suporte e conseguiram cumprir muito bem! Recomendo! Ponto Positivo!
Com o Pagseguro a situação foi diferente. Um amigo estava perdido na hora de fechar um pedido e fez uma crítica ao sistema com a qual eu acabei concordando. O Pagseguro entrou em contato comigo (que concordei com a crítica) e nem falou com o meu amigo que estava com dificuldades (o que mostra que o sistema era automatizado). Demoravam dias para responder às mensagens de suporte e, mesmo eu pedindo para entrarem em contato com quem havia tido problemas realmente e precisava fechar um pedido, não entraram em contato com ele. Não me senti valorizado pelo programa, logo isso é um ponto negativo. Talvez, caso não houvesse este SAC no Twitter por parte deles, eu ainda teria uma boa visão sobre o sistema. Ponto negativo!
O que falar da maior loja Nerd do Brasil? Alexandre Ottoni e Deive Pazos, conduzindo o melhor podcast do mundo, na minha opinião, fazem de maneira esplêndida o seu público se sentir próximo, como se fossem velhos amigos. Com o Twitter da NerdStore não é diferente. Um SAC extremamente bem efetuado, respostas rápidas e gentis que esclarecem o problema. Outro exemplo de Twitter que acaba dando certo, valendo atenção especial para Agatha e Andreia, que prestam um atendimento top de linha! Ponto Positivo!
Existem várias empresas de hospedagem de sites no Twitter; algumas me fizeram me sentir somente mais um número e me perseguiam quando eu fazia alguma crítica. Com a HostDime foi diferente. Sempre que preciso de alguma ajuda, tenho e-mail e Twitter à disposição, consigo até mesmo conversar sobre promoções pelo Microblog, além de ter um contato próximo com toda a equipe, o que com certeza me faz sentir melhor, não sendo apenas um número. Quando uma empresa grande (como o Bradesco) consegue este feito, é sinal de serviço bem realizado! Ponto Positivo!
Um outro grande case. O Twitter da já famosa loja Camiseteria acaba tendo um foco mpar, não servindo apenas como SAC ou divulgação, e sim como contato com os fãs, que acabam se tornando amigos e efetuando uma troca de informação saudável. Quando é feita uma pergunta mais precisa, os próprios responsáveis pela loja entram em contato com você. Ponto positivo!
A velha MAD esta de volta! Com um humor único e totalmente desprezível, fazem uma boa divulgação no Twitter, utilizando uma psicologia reversa que acaba funcionando (nem sempre). Fazem você se sentir mais à vontade para falar no Twitter e sempre aceitam bem as críticas. O único ponto negativo é que às vezes acontece um exagero de mensagens repetitivas e cansativas, mas faz parte do 'espírito' da revista. Ponto neutro para eles!
Acho que o Twitter está sendo muito bem usado por várias empresas, mas acho errado estar no Twitter sem ter estrutura para fornecer o suporte que promete. Gostaria de ouvir a opinião de vocês, usuários, sobre o assunto. Que empresas vocês conhecem que fazem um bom trabalho usando o microblog? E quais vocês acham que precisam melhorar?












17 Comentários
Qual a sua opinião?