Seções iMasters
Redes e Servidores

Wireless com Mikrotik – Parte 07 – configurando RouterBoard e Mikrotik como roteador wireless

Veja outros artigos da série:

Parte 01 – Introdução
Parte 02 – Configurando roteamento e NAT
Parte 03 – Configurando DHCP Server e Client
Parte 04 – Servidor PPPoE
Parte 05 – Criando HotSpot
Parte 06 – Manipulando arquivos, backup, restore e funções básicas

*

Tenho recebido muitos e-mails e dúvidas pelo portal iMasters com relação ao que vem a ser uma RB (RouterBoard) e como configurar este equipamento em modo Roteador Wireless, por isso vamos começar com o básico.

RouterBoard é uma placa controladora, assim como uma MotherBoard para PCs comuns, voltada para o uso de redes, mais precisamente como roteador. Seu formado e padrão fazem do seu uso mais adequado a aplicações outdoor, montado em caixas herméticas e instalados em torres ou quadros de função.

Veja mais informação em http://www.routerboard.com

Mikrotik é o sistema base usado nas RouterBoards, utiliza o kernel customizado na versão 2.6, o mesmo usado no Linux. É como um firmware para o hardware da RB. Porém, a grande diferença é que este sistema também pode ser instalado em um computador como um sistema operacional comum.

Veja mais informações em http://www.mikrotik.com

Diferença entre RouterBoard e roteadores comuns

A grande diferença entre a RouterBoard e os roteadores comuns, como D-Link, Linksys, TP-Link, TrendNet, 3Com, entre outros, é o fato de que a RB tem um uso mais amplo e por isso acaba sendo mais trabalhoso para configurar tarefas básicas, como função de roteador wireless.

As características do roteador comum são: porta WAN definida, porta Wlan definida e Portas LAN definidas, nada disso pode mudar, desta forma temos também uma configuração básica que é préconfigurada e não fica disponível para o usuário, que é o NAT. Assim que o usuário definir qual será a faixa de IPs da rede interna o sistema já direciona o range de IP para sair pela porta WAN do roteador.

A RouterBoard, por ser mais completa como ferramenta de roteamento, não possui nenhuma préconfiguração. Suas características são: as portas  RJ45 não têm tarefa definida, ela pode servir como acesso à rede LAN como WAN. Exemplo: uma RB com 4 portas RJ45 podem ser configuradas para 2 portas receberem as conexões do ISP e fazer contingência ou balanceamento de carga e as outras duas portas serem usada por redes internas distintas.

Outra caracteristica das RBs é o fato de poder escolher o tipo de hardware que vai controlar o wireless, pois são utilizados cartões MiniPCI, cada  RB tem sua característica e quantidade de Slots MiniPCI e quantidade de portas RJ45.

As RouterBoards tem semelhança maior com roteadores de borda como Cisco, Cyclades entre outros. As RBs também possuem maior poder de processamento e espaço em memória de acordo com o uso .

Ficou fácil agora?

Para facilitar ainda mais, vamos revisar os artigos anteriores, segue primeiro link que iremos utilizar: Wireless com mikrotik – parte 1

Configurando RouterBoard como Roteador Wireless

O primeiro passo para efetuar a configuração da RB como Roteador Wireless é efetuar o acesso a RB pela programa Winbox, disponível no site da Mikrotik.

Segue link  para download: http://www.mikrotik.com/download/winbox.exe

Em seguida utilize um patch cord para conectar o seu computador a alguma das portas da RouterBoard e selecione o MAC address da porta como mostrado na imagem abaixo. O sistema irá detectar automaticamente o MAC da porta.

Após efetuado o acesso, vamos à primeira configuração.

Configurar porta WAN

Vamos partir do princípio que iremos utilizar a porta ether1 para receber o IP automaticamente do provedor de internet, assim como é feito nos roteadores comuns.

Vamos efetuar a configuração da seguinte forma: acesse IP >> DHCP Client clique em Add e informe qual interface irá receber IP automáticamente, no caso ether1. Aplique e entre na aba Status para verificar como está o processo de recebimento do IP e serão apresentados os dados.

Para facilitar o processo revise o seguinte artigo: Wireless com mikrotik – configurando DHCP Server e Client 

Configurando WLAN (wireless) e LAN

Vamos utilizar para rede wireless a WLAN1 e para rede LAN a Ether2, também vamos partir da premissa que as redes utilizadas serão: 192.168.2.0 para rede LAN e 192.168.3.0 para rede wireless.

Desta forma vamos entrar em IP >> Address e configura a interface Ether2.

Clique em Add e em seguida definir as configurações:

  • Address: 192.168.2.1/24
  • Network: 192.168.2.0
  • Broadcast: 192.168.2.255
  • Interface: Ether2

Clique em Add novamente

  • Address: 192.168.3.1/24
  • Network: 192.168.3.0
  • Broadcast: 192.168.3.255
  • Interface: Wlan1

Vamos agora configurar o DHCP para fornecer IP automaticamente para a rede interna pela Ether2 e pela Wlan1, clique em IP >> Pool para definir o range de IPs a serem fornecidos.

Clique em Add para definir o range da rede Ether.

  • Name: pool01 (forneça um nome de sua preferência)
  • Address: 192.168.2.2-192.168.2.100 (assim serão fornecidos 99 IPs)
  • Se quiser, pode estender a faixa de IPs.
  • Next Pool: none (só será preciso caso seja necessário estender faixas de IPs adicionais)

Novamente clique em Add para definir o range da rede Wireless.

  • Name: pool02
  • Address: 192.168.3.2-192.168.3.100
  • Next Pool: none

Definidos os Ranges vamos configurar os Servidores DHCP.

Entre em IP >> DHCP Server

Clique em Add para configurar o servidor da rede Ether.

  • Name: SrvEther01
  • Interface: Ether2
  • Address Pool: pool01
  • Autoritative: no

Clique em Add para configurar o servidor da rede Wireless

  • Name SrvWlan01
  • Interface: Wlan1
  • Address Pool: pool02
  • Autoritative: no

Agora que o fornecimento de IPs para rede Wireless e rede Ether já estão prontos, precisamos apenas configurar os dados que os clientes receberam do DHCP.

Ainda em IP >> DHCP Server entre na aba Networks e clique em Add.

  • Address: 192.168.2.0/24
  • Gateway: 192.168.2.1
  • Netmask: 255.255.255.0

Repita o procedimento e clique novamente em Add

  • Address: 192.168.3.0/24
  • Gateway: 192.168.3.1
  • Netmask: 255.255.255.0

Configurando NAT

Agora que estamos com a Ether1 configurada como WAN e a Ether2 e Wlan1 como rede interna, fica faltando apenas a configuração do encapsulamento.

É aqui que normalmente muitas pessoas esquecem ou não sabem que devem configurar, isso porque nos roteadores comuns acaba sendo um processo automatizado e não visualizado pelos usuários.

Vamos em IP >> Firewall entre na aba NAT e clique em Add.

Na aba General configure como mostrado abaixo:

  • Chain: srcnat
  • Out interface: Ether1

Na aba Action configure como mostrado abaixo:

  • Action: masquerade

Caso surjam dúvidas referente a configuração do NAT ou do DHCP Server, revise os artigos abaixo:

Nat – Wireless com mikrotik – configurando roteamento e NAT

DHCP Server e Client – Wireless com Mikrotik – configurando DHCP Server e Client

Agora temos um Roteador Wireless funcionando corretamente.

Nos próximos artigos veremos um pouco sobre segurança de um modo abrangente.

Um abraço a todos e boa semana.

Até a próxima.

Comente também

58 Comentários

Wanderson Rosas

chefe tow com um problema, minha rb tah configurada quase q identica ao exemplo porem eu quem fazia a discagem da internet era o mikrotik pppoe, como a net nao tava muito boa resolvi passar ela por um proxy, no caso que joga a interet para o mikrotik agora eh o proxy, tentei tirar a discagem pppoe e coloquei para a receber ip automaticamente do proxy, porem a net nao passa para as interfaces ether e wlan, dah erro de dns vc poria dah umas dicas d como arrumo??

    Leandro Gomes

    Vamos lá meu caro, o que você vai ter que fazer é o seguinte. A Net não vai passar pelo seu proxy fornecendo IPs, quem vai ter que fazer isso é você. Configura uma interface do seu servidor proxy com DHCP Client e a outra interface com uma faixa de IPs diferente da fornecida pelo seu modem velox e diferente da sua rede interna, e configure sua interface da RB com IP Fixo recebendo a internet do proxy.

    Com isso você já vai fazer a ponte do seu da sua internet pelo Proxy chegando à RB sem problemas.

    Para garantir o funcionanmento do seu serviço de DNS, configure na RB o DNS com os IPs do DNS fornecido pela NET.

    Espero ter lhe ajudado.
    Um Abraço meu Caro.

Alberto Mucarbel

Caro leandro,

Seu sequncia de artigos sobre o Mikrotik merece meus parabéns e meu muito obrigado graças a eles montei meu mikrotik e esta funcionando redondinho só tenho um problema que não encontrei aqui como soluciona-lo.

qdo conecto alguns computadores na rede pela wlan1 e outros pela ether2 eles acessama internet normalmente mas n enxergam o compartilhamento de arquivos

ex: tenho um servidor ubuntu com samba compartilhando arquivos ligado no switch que está ligado na ether2 todos que estão na rede do switc enchergam ele mas os que estão na wlan1 não encheragm, já desabilitei as regras de firewall que bloqueiam as portas do windows e coloquei a mesma faixa de ip nas duas interfaces e configurei o dhcp para a mesma faixa mas ainda não enchergo.

pergunto:
há a possibilidade de uma interface se comunicar com a outra como se fosse um única rede?

desde já agradeço pelos ensinamentos atuais e espero que possa me ajudar

um abraço

    Leandro Gomes

    Opa Alberto, bom dia!

    Bem amigo, com certeza é possível sim conversarem, você consegue por exemplo dar um ping no servidor, se não conseguir é porque voce está em redes diferentes, pra resolver isso será preciso criar uma rota da sua rede X para a Rede Y.

    Caso consiga dar um ping normalmente da rede wlan1 para a ether2, me avise e que assim vamos estudar o que pode estar acontecendo, se possivel detalhe melhor sua rede, por exemplo qual a rede, qual a mascara, etc.

    abraços, aguardo seu retorno.

Sr. Leandro. Por favor me passe o passo a passo da seguinte configuração:

modem bridge + mikrotik discando + servidor wireless

O que eu quero….mandar sinal wireless para 5 clientes. quero mandar o sinal pros clientes ja autenticado.
Sem a necessidade de eles conectar. Quero acessar a placa, no caso eu sendo cliente da Routerboard rb/433AH com 1 cartão.
meu modem está configurado com o ip 10.1.1.1 dns primário 10.1.1.1 e secundário 10.1.1.2 e gatway 10.1.1.1.

como os equipamentos estão conectados: modem está conectado em ether1, e quero mandar sinal wireless por wlan1,
não preciso de controle de banda, nem MAC. Só quero fazer mandar sinal wireless. Quero mandar tanfo para placa
de rede wireless, como pra ap, sendo q o ap repetirá o sinal wireless para notebook.

    Ola Salvador , desculpe eu me entrometer no posto do amigo , mais no seu caso você poderia
    fazer de uma forma diferente e mais simples ,
    você poderia rotear seu moden , depois entrar com sinal ja roteado e com internet na eth1 da sua RB, e habilitaria a wlan1 como ap mesclando a eht1 e wlan1 na mesma bridge, nao esquecendo de colocar uma segurança na rede wireless ,simples e eficaz.
    espero ter ajudado

Leandro Gomes

Ola Amigo, minha intenção é esplanar as possibilidades de um Mikrotik, não tenho como fazer as configurações para ti, apenas leh dou o rumo pra fazer o que precisa.

Bem, o modem esta como bridge e seu provedor entrega a conexão com PPPoE, voce precisa então configurar sua interface para o modem com conexão pppoe. Desta forma seus clientes não precisarão autendicar no pppoe, basta que você faça um nivel de segurança por MAC ou Criptografia. É você quem decide isso.

Configure sua interface wlan para fornecer IPs por DHCP, você irá encontrar no imasters meu artigo de configuraçao de Wlan com DHCP.

Qualquer dúvida favor me informar.

Abraços.

Olá amigão!! é o seguinte, estou querendo programar meu servidor para download aparti de 12:00 (meia noite) a te as 6:00 horas da manhã, so que quero deixar fazendo automaticamente, sem eu ter que libera manualmente. entende? você poderia me ajudar? agradeço desde já!

Olá! Leandro Barbosa,

Bom, gostaria de lhe agradecer pelo belíssimo tutorial sobre o Mikrotik, me serviu de muita utilidade já que estou começando agora a trabalhar com o mesmo.
Gostaria de saber de você, se os passos acabam na Parte 7 ou ainda vem mais dicas por aí?
Abraço, sorte e sucesso sempre.

    Leandro Gomes

    Fala Antonio, obrigado pelo feedback.

    Bem, agora que estou voltando a trabalhar com estes equipamentos e com mikrotik, devo trazer novos artigos com assuntos mais procurados pelo pessoal.

    Abraços

kra muito bom seu post.. tudo de bom para vc, e continue sempre recebendo masi conhecimento e passando para os outros. obrigadao !

pessoal boa noite estou comum problema minha rb esta com ARP liste todo vermelho como se estivese inativo priciso saber como fazer para com que ela fique preto de novo quem poder me ajudar eu fico muito grato espero resposta valeu????????

boa noite gostaria de saber como colocar dois ling entrando na mesma rb se pode-se me ajudar eu agradeço a todos ?/////////////////

comecei a ler sobre mikrotik a pouco tempo e achei interessante a ajuda sobre: Parte 07 – configurando RouterBoard e Mikrotik como roteador wireless, e me surgiu uma divida e gostaria da ajuda de vcs…
como eu configuraria partindo do zero uma routerboard (rb433ah-minha routerboard, rsrs…) funcionando como brigde(utilizando velox com o modem conectando automaticamente) possuindo uma interface wlan com seu pool de ip e uma interface lan(ethernet) com outro pool de ip, e uma inteface como link (ethernet) para conexao com o modem?
agradeço desde ja a ajuda…..

Boa tarde Leandro, estava dando uma lida nos seus posts e achei o conteudo muito bom
continue assim os amigos internautas agradecem.

Marcio Griebler

Buenas , kra muito bom teus posts, de uma utilidade muito grande, voce teria como me ajudar num problema que estou tendo, estou usando uma RB433AH com 1 Placa XR5… preciso configurar a placa de rede em 192.168.1.x e a wan 192.168.4.x, pois estou com a rede antes da placa de rede lotada, entao gostaria que a nova da wan ficasse em outro range de IP, como faco pra rede A enxergar sem problemas a rede B. desde ja agradeco pela ajuda

pow to afim d montar um provedor vou pegar sinal da velox para
distribuir para uns clientes e quero saber como conifigurar uma
rb 433 se alguem poder me ajudar aiii me adc aii no msn
daniel_pira@hotmail.com
valew aiii..

ola amigos tenho um provedor faço cadastros dos clientes coloquei rotspot cadastros por MAC mais mesmo assim tenho tido mutos problemas com HACKERS eles tão usando um programinha chamado de NetCut escaneam a rede e tiram meus clentes do ar e usam a net d graça oq devo faser ja pensei em colocar criptorgafia na rede mais devido a ter muitos clientes vai da maior trabalho pra passar em todos preciso de ajuda

Fábio Rodrigo

Caros,

Não estou conseguindo acessar os outros Artigos, sempre mostra a mensagem:

502 Bad Gateway

Nos artigos de 1 ao 6!

Alguém tem eles ai?

    Rina Noronha

    Oi Fabio, por favor verifique se a url contem .uol no meio dela, provavelmente este é o problema. Você deve limpar o cache e tentar novamente, as urls do imasters agora não têm mais esse .uol. ;)

    emanuel arcanjo

    BOM DIA!
    quero aprender configurar um cartao numa rb.
    fico agradecido desde ja.

emanuel arcanjo

boa noite, amigo.

tenho uma RBAH433, e quria saber qual o passo a passo pra configurar um cartao engeniun aplicando no hotspot.

desde ja agradeço,

Saudações Leandro,

Estava procurando pora algúem que fosse mais simples na explicação e nesse teu post pude ver que tens essa simplicidade, parabéns!
Aproveitando, gostaria de sua análise para meu caso: trabalho em uma faculdade que tem 2.000 alunos, e 55 funcionários. Possuímos dos laboratórios de informática com 30 computadores cada e uma antena omini para os alunos acessarem a net nos seu notes. Antes eu usava o BFW 3.x muito bom por sina, mas um amigo que tem um provedor me conveceu a comprar o rb450G (Mikrotik), bom foi aí que surgiram várias dúvidas. Eu, no BFW tinha três redes, uma para o corpo técnico (192.168.1.0), outra para os laboratórios (192.168.2.0) e outra para a wireless (192.168.3.0), tudo funcionando perfeitamente, mas depois da compra da rb 450G fiquei confuso com vários post que li. Não sei se uso a rb450G atrás do BFW, no caso ele, o rb450G que irá fazer o controle ou o rb45G depois do BFW, sendo que o BFW é que irá realizar todo o controle ou em paralelo?

Gostaria de uma análise sua.

Obrigado.

elo

ola.. leandro, fiz essas configuracoes mas nao to conseguindo conectar pelo wireless, apenas por cabo… ao tentar reparar consta problemas no dns… mas pelo cabo funfa legal… se puder me ajudar agradeço….

Willamy

OLA LEANDRO ESTOU MONTANDO UM PROVEDOR PROFISSIONAL AQUI NA MINHA CIDADE COM UM SERVIDOR BEM ROBUSTO, 32 GIGAS DE MEMORIA, 2 PROCESSADOR INTEL XEON 5620 2.4 12MEGA DE CACHE CADA, E UM SISTEMA BEM ROBUSTO WIP CONTROL DA WIP MATIK, QUERIA SABER SE POSSO TRABALAHAR COM AS RB 433AH EM BRIDGE TRANSPARENTE DEIXANDO TUDO COM SERVIDO OU DE OUTRA FORMA

Jornandes Andreata

Olá, a minha duvida é a mesma do Willamy, tenho um servidor e queria utilizar a RB 433ha so pra envir o sinal deixando o servidor as questões do ip do cliente, queria instuções de como eu faça para deixa a RB so no modo de transmissão…

Emerson Inacio

Boa Tarde !!!
Leandro … Por favor me tire uma duvida !

Eu tenho uma RB433ah, quando vou fazer a configuração dela pelo WINBOX, ela não aparece a opção Broadcast e tambem na configuração de DNS não aparece DNS PRIMARY nem SECUNDARY só aparece SERVER em vez de DNS PRIMARY e SECUNDARY ?

no aguardo !!!

Muito obrigado por enquanto

Grazziella Ferreira Xavier

Óla Leandro, tudo bem? Eu estou configurando um servidor de internet para transmissão de sinal, um provedor. É preciso fazer todas as configurações descritas nos artigos que vç escreveu? HotSpot? Qual seria a configuração no Mikrotik apenas para a transmissão de sinal wireless?
Abraço ATT

Carlos

OLA LENDRO TENHO UMA DUVIDA ….TENHO UM SERVIDOR MK COM HOTSPOT REDE A CABO NA FINAL DA MINHA REDE QUERO COLOCAR UMA RB 600….SENDO QUE CONFIGUREI ELA COM IP FIXO DA OPERADORA….MAS QUANDO VOU LOGAR ABRE A TELA DE HOTSPOT DO MEU SERVIDOR DA REDE INTERNA A CABO…GOSTRIA DE SABER SE TÊM COMO O IP FIXO DA OPERADORA PASSAR PELO SERVIDOR MK….SEM ABRIR A TELA DE HOTAPOT….

Anderson

Boa Noite!
É possivel configurar duas range de ip diferente saindo pela mesma ether?

Francisco

Tenho uma RB433 e 2mega com 15 cliente fiz toda configuraçãoesta imdo tudo bem mas acada dois dias tenho que dar um reboot porque os cliente fica com a internet muito lentaecomeça a reclamar como eu faço para resolver isso

Mauricio Cabral

Olá Leandro,
Tenho um RB250G, ver Mikritik 5.20, nível 5. Quando estou configurando os endereçõs IP, a janela de configuração não mostra a opção BROADCAST. Como vou configurar o IP de saída da WAN, já que o mesmo não é dinâmico?

bruno

leandro, fui atualizar minha rb 433 e ai acabou a energia, depois disso nada funciona só consigo acessar minha rb via cabo serial pelo hyperterminal, mas não consigo recuperar o firmware, pergunto a vc, conhece algo que faça a recuperação desta firmware de volta ou a instalação da mesma outra vez de alguma forma, por que pela ethernet não dá devido o travamento da rb, e agora, tem jeito… Bruno de sousa brazlandia-df.

Rafael

sou novo por aqui….
cmo configuro minha Rb 433 Ah para receber o sinal de internet via antena de grade e transmitir via antena omni, cmo configuro uma pci para receber e outra para transmitir?? o que devo fazer… em router normais coloco o que recebe como cliente isp e o q transmite fica em ap bridge…

Danillo

amigo faz um video ai pra gente, tenho um rb 411/411R e gostaria muito de aprender a configurar um mikrotik

Leandro Lewicki

Olá Leandro, salvou minha noite, consegui depois de horas assistindo a videos aulas, instalar meu Mikrotick lendo seu tutorial.

Porém estou com uma dúvida grande, gostaria de ligar o hotspot do mikrotik no meu restaurante e fazer com que os clientes acessem dando apenas um ok ou digitando algo, ou seja, sem que eu precise fornecer usuario e senha para cada cliente… é possível? abs!!

Helder Nexodio Azarias Duvane

Tenho um roteador wireless k comprei em alguem e tem codigo de seguraca para wireless. como faxo para desativar ou visualizar o codigo de roteador wireless

Cláudio

Tenho lido os seus artigos sobre mikrotik, pois estou entrando neste universo mikrotik agora, comprei recentemente um metal 2shpn, pois na pagina do fabricante ele diz fornecer 1.6w. consegui configurar ele, digamos até que facilmente seguindo suas dicas, e algumas intuições, mas sei que para uma completa configuração falta muita coisa ainda. a minha pergunta é a seguinte: este equipamento é bom? ele realmente fornece 1.6w? informo que o utilizarei como ap, com chave de rede e controle de mac, isso ja configurado, estando em fase de testes, estando conectado a uma omni de 15dbi da aquario, e atualmente utilizo bullet m2hp, pretendo trocar pois me falaram que a qualidade da conexão é melhor q no bullet. abcs

kasteds

Olá Leandro, gostaria que se possível você me ajudasse a instalar e configurar uma RB450G que daqui a 5 dias vai chegar, e eu gostaria de saber de você, se eu posso seguir o seu Passo a Passo de 1 ao 7 ou não é necessário> QUERO INSTALAR NO DESKTOP PARA GERENCIAR E ACESSAR AO MESMO TEMPO. TENHO 02 MODENS 10MB CADA VELOX, 01 ROTEADOR WI-FI+4 LAN , QUE QUERO QUE SAIA SINAL COM E SEM FIO ATENDER MINHA CASA, E + 02 SWITCHS DE 16 PORTAS PARA OS CLIENTES. Obrigado desde já se puder me dar um esquema bem funcional. Edson de Salvador-BA

Marcelo

Excelente seus artigos, mas tenho uma dúvida é possível receber o sinal de “internet” em vez de ser pela ether1 pela porta wlan1 e os que estão conectados nas outras portas ethernet terem acesso a internet?

    Leandro Gomes

    Claro, quem define se a porta Ether ou Wlan vão trabalhar como WAN é você.

    Desde que seu provedor de internet lhe forneça o link através de um ponto a ponto via rádio ou que você mesmo esteja transmitindo este sinal.

    Qualquer dúvida, pode enviar.

celsobrito

olá amigo sou novo por aqui.
meu e-mail é brito_suporte@hotmail.com.
minha dúvida é o seguinte tem como eu usar um modem d-lik com tela de hotspot para logar meus cliente s wi-fi?

    Leandro Gomes

    Sim Celso.

    Você pode usar como referência o Artigo que tenho publicado aqui de como fazer um HotSpot.

    Seu modem d-link você vai configurar apenas como um link de internet WAN.

sidney

bom dia amigo instalei duas omni uma 2.4 e uma 5.8 a 2.4 ta normal masa 5.8 nao ta funcionando tipo pego um equipamento na funcao istation e nao consigo achar o sinal da 5.8 sera que pigtail estao plugado no lugar certo como vc pode me ajudar

    Leandro Gomes

    Ola Sidney, ainda está com problemas?

    Meu caro, qual equipamento você está usando junto com as antenas omnis?

    Estou no aguardo.

menezes

b tarde amigo, sou leigo no assunto porem egui e configurei meu MK tanto q está navegando, mas não acho minha rede wireless o q pode ser uso o
mk 433 Há 3.19 com uma placa PCI assim q possível poderia me auxiliar por favor !?!

    Leandro Gomes

    Menezes, você está com wireless configurado em qual equipamento, na própria RB 433?

    Qual cartão está usando na RB e qual antena? 2.4 ou 5.8?

Antonio Alves Martins

Boa tarde consultor, ténho problemas com distribuição de sinal.
Pergunto é pocívél : faser conecção de um rotiador TP-LINK modelo Nº TL-WR720N
150Mbps, WirelessN com uma antena Aquarios(via radio) se pocivél como fazer.
Grato
aguardo resposta. sou leigo

Antonio Alves Martins

    Leandro Gomes

    Antonio, deixa eu ver se entendi.
    Você quer conectar o TP-link através do sinal Wifi, mas qual função você que ter com o TP-Link, client ou repeater?

Denilson

leandro gomes vc pode add por favoe rede.comp@hotmail.com
skype redecomp.informatica

Cleber

Leandro, Boa noite gostaria de esclarecer uma duvida, ( ainda não testei nem instalei o servidor) teria como compartilhando pela porta eth2 colocar um AP TPLINK ?. Se sim e somente setar o IP na opção WAN – IP ESTATICO?
Agradeço desde ja a atenção

    Leandro Gomes

    Prezado,
    Depende o que você vai compartilhar.
    Se é para compartilhar os seus links com outras pessoas usando um AP TPLINK, assim como qualquer outro AP, basta você configurar na ETHx e configurar como uma segunda rede interna e não como WAN.
    Nesta porta você configura o AP e coloca o mesmo na mesma rede da porta ETH.
    Entendeu?

Luiz Carlos

Boa dia!
Tenho um RB 750GL (192.168.2.1) e nela ta ligado um Bullet2 (192.168.2.2) em modo AP
Minha Duvida é a seguinte:
Não consigo entra no bullet2 pela RB! só conectando diretamente no bullet! teria como?
Quando falta energia a porta2 da RB não acende e o bullet fica sem net! (tenho que tirar e coloca o cabo do bullet pra voltar ao normal)
bullet2 com fonte original POE!

    Leandro Gomes

    Meu caro, você está na mesma rede do Bullet2? exemplo: sua RB está na PortX o Bullet na mesma rede da PortaX e você está dentro da Rede da PortaX.

    Se não estiver, você terá de criar uma roda com destino para a porta em questão, sem fazer NAT e informando a RB que voce quer sair da Rede Y para a Rede X=192.168.2.0/24. Será preciso criar um regra de Firewall também, permitindo esta conexão.

Henrique

Boa noite! estou com um problema, preciso bloquear o face para a rede interna que passa pela RB 750 e já fiz tudo e mesmo assim nao adiantou. alguém pode me dar uma mão??? me mandar um tutorial ou um Backup para mim poassar na minha RB?

edmar wander barros

ola, preciso montar uma rede wirelles em uma pequena empresa, 25 computadores usando wirelles, preciso de ajuda pra configurar uma rb450g, quero saber se posso configurar o aceso dos notbook por MAC e como faço isso

Qual a sua opinião?