Seções iMasters
Analytics

A importância dos links internos

Olá amigos! Vou falar sobre uma questão importante que, às vezes, recebe pouca atenção na otimização de sites:, os links internos.

Na hora de otimizar um site, muita gente se preocupa em conseguir links externos, para aumentar o link popularity e consequentemente o pagerank, escrevendo bons conteúdos para que sejam referenciados fora do site. No entanto, é importante também dar atenção à estrutura interna de links. Alguns livros de otimização de sites, bem como as guidelines dos mecanismos de busca, recomendam boas ligações tanto dentro quanto fora do site, pois é uma forma adequada de conseguir que os robôs dos mecanismos de busca acessem e consigam navegar pelas páginas do site. Os links internos também são importantes para ajudar a identificar a relevância de uma determinada página.

Dicas importantes sobre os links internos e Landing Pages

Ao editar páginas sobre um determinado assunto e elegê-la como página mais importante sobre o tema dentro do site, provavelmente essa será a landing page relacionada a este assunto, se assim o robô do mecanismo de busca também entender. Uma estratégia que pode contribuir para que isso aconteça é: ao falar em algum outro lugar do site sobre o assunto, referencie essa página, trate-a com a maior importância.

Exemplo de estrutura de links internos

Usaremos a seguir o exemplo de um site de uma empresa de consultoria que atua nas áreas financeira, jurídica e contábil. Na estrutura do site, a página que trata sobre “consultoria financeira” possui a seguinte URL:

www.nomempresa.com/consultoria-financeira

Essa página possui o conteúdo principal sobre o tema, onde explana o serviço, assim como outras informações úteis sobre “Consultoria Financeira”.

Nas outras páginas do site, em sua área de notícias e no blog interno dos consultores da empresa, sempre que o serviço for mencionado, um link para a respectiva página pode ser feito.

Dessa forma, o mecanismo pode entender que essa é a página mais importante relacionada a este tema e considerá-la relevante também para resultados de busca, relacionando o tema à página.

estrutura de links

Perceba, na imagem acima, que as outras páginas apontam para a página do serviço quando o mencionam e alguns links externos (oriundos de outros websites) também. O link externo pode ser de alguma notícia relacionada ao serviço, que a assessoria de imprensa da empresa publicou em outro site.

Dúvidas? Me escrevam!

Abraços!

Comente também

8 Comentários

Leonardo Cabral

Bem oportuno o texto, Erick. No que diz respeito à otimização essa parte “doméstica” não é muito lembrada. Penso que se um website possui artigos ligados entre si por um tema comum, uma área “artigos relacionados” é mais do que útil.
Abraço.

    Erick Formaggio

    É verdade Leonardo, geralmente, até por ser algo simples o pessoal esquece. Mas reforço: a estrutura, bem como a estratégia de links internos é bem importante. Concordo com sua colocação.

    abs!
    Erick

dsdfdsf sdfsdfsd

Parabéns Erick. Ótimo artigo.
Abraços.

Bacana, estamos reformulando nosso site, e o blog já está quase no jeito.

Com certeza vamos usar muito os links internos.

Bom esclarecimento.

Grande abraço!

Erick Formaggio

Oi Renan,

Isso aí! Uma boa estrutura de links internos, relevantes ao usuário poderão sempre colaborar para a estratégia de SEO.

abs!
Erick

Olá Erick
Bom, eu até já lhe enviei um e-mail a felicitá-lo. Mas agora relativamente a este assunto fiquei um pouco confuso. Quando inicialmente li o titulo “a importância dos links internos” fiquei com a sensação que seria o nosso site a apontar para fora. Mas ao ver o seu exemplo e a figura fiquei com sensação que na realidade são os outros sites que estão a apontar para mim ou então é o facto de o meu site ter assuntos em comum com os outros sites que faz com que os mesmos apontem para o meu. Pode explicar um pouco melhor?
Um abraço de Portugal

Muito bom o post. SEO é como na escola, tem que ‘por em pratica’ todas as matérias para tirar nota boa (com as Search Engines). Na minha opinião, Linkagem interna é uma dos fatores mais importantes para relevência. Tenho um de meus projetos como exemplo: http://www.vila-das-merces.blogspot.com. É um site local de listagem de comércios, nunca fiz Link Building, apenas uma linkagem interna de qualidade. Ganhei Page Rank 1, na primeira atualização dos PRs.

Abraço!

Qual a sua opinião?