APIs e Microsserviços

25 nov, 2016

Diferencie a sua aplicação com APIs que gerenciam linhas telefônicas

Publicidade

Os setores de telefonia e o de software nunca caminharam juntos a passos largos no Brasil. O mais próximo que uma aplicação corporativa chega da telefonia hoje ajuda apenas o usuário a guardar números de telefone. Felizmente, esse cenário vai mudar rapidamente.

As APIs de telefonia liberam a infraestrutura da operadora para o desenvolvedor habilitar recursos avançados e o histórico de telefonia na sua aplicação em minutos. Isso sem exigir conhecimentos de telefonia, sem gastos com CTI (Computer Telephony Integration) ou com adaptadores VoIP.

Este artigo tem por objetivo de esclarecer como eles funcionam, onde encontrar documentação técnica e exemplos de código e quando utilizar Helpers ou Gadgets (miniaplicativos que podem acelerar a implantação).

Como funcionam?

Linhas telefônicas fornecidas com APIs podem ser controladas pela Internet com extrema simplicidade, basta uma requisição HTTP para iniciar uma ligação e receber um status em Json ou XML, por exemplo.

Funcionam com sistemas desktop, web ou mobile através de conexão SSL, que mantém todos os dados criptografados.

No que isso pode me ajudar?

  • Permitem ligar com opção de gravação na operadora.
  • Controlar online o destino de ligações recebidas, se devem ser gravadas.
  • Enviar SMS, mensagem de voz, receber SMS.
  • Consultar o histórico de ligações e de mensagens por contato ou usuário da sua aplicação.
  • Habilitar URA (Unidade de Resposta Audível) na operadora etc.

Veja como é simples iniciar uma ligação via HTTP: Sem ser um especialista em telefonia, sem adaptadores e banda larga ideal para voz:

// Exemplo usando o CURL para as requisições HTTP
// Um usuário e senha de teste pode ser obtido em: https://www.directcallsoft.com/api/testar

// Gerar um ACCESS TOKEN
curl -X POST https://api.directcallsoft.com/request_token  \ 
--data-urlencode "cliente_id={usuário fornecido pela Directcall}" \ 
--data-urlencode "cliente_secret={Senha fornecida}" \ 

// Requisitar uma chamada com o ACCESS TOKEN gerado, com opção de gravação
// Origem e destino aceita nº de telefone com cód. de país e de área, ex. 554130160300
curl -X POST https://api.directcallsoft.com/voz/call  \ 
--data-urlencode "access_token={access_token}" \ 
--data-urlencode "origem={numero de origem}" \ 
--data-urlencode "destino={numero de destino}" \ 
--data-urlencode "gravar=s" \ 
--data-urlencode "format=json "

// A ligação requisitada é entregue para a origem, chamando no destino. Ambos podem atender em qualquer telefone fixo, móvel ou IP que receba ligação direta.

Veja a documentação técnica sobre APIs de telefonia em doc.directcallsoft.com, em português.

Veja exemplos de código em CURL, PHP, Java, Python, .NET, Dephi etc. em: www.directcall.com.br/playground

No meu endereço ou na operadora?

Outra característica interessante da linha gerenciada por APIs é que ela pode ser instalada no endereço do cliente ou no da operadora. Isso permite gerenciar ligações recebidas, realizadas etc. em cidades ou países onde o desenvolvedor ou o seu cliente nem possui estrutura física.

helpers

Use Helpers ou Gadgets quando a tarefa exige interface amigável para o usuário, nos recursos que serão consumidos a partir de botões ou de telefones que receberão cliques em cadastros ou relatórios.

O uso direto das APIs de telefonia é indicado para os recursos que serão consumidos por regras ou por atividades automatizadas na sua aplicação.

Veja a documentação técnica sobre Helpers ou Gadgets que complementam o uso das APIs de telefonia em doc.directcallsoft.com, em português.

Veja um conjunto deles rodando neste link de produção: painel.directcallsoft.com. Cada janela desse link consome um Helper ou Gadget independente, por meio dos quais você pode receber a cor e o nome da sua aplicação, a partir da janela Config.

Casos de sucesso

O Salesforce disponibiliza para usuários do Brasil ligações a partir dessas APIs, mensagens e histórico de comunicação nos cadastros e relatórios online do seu CRM. Procure Directcall na APPExchange.

A Telelistas está investindo em calltracking, em anúncios que cobram por lead, a partir de números de telefone exclusivos que entregam para os seus clientes o histórico de ligações e áudios gerados por meio dessas APIs.

A operadora OI utiliza a solução “A gente te liga” (click to call) disponível no seu web site, que distribui e grava cerca de 200.000 pedidos de atendimento por mês, com investimento zero em equipamentos.

A Directcall valida o telefone de cadastros, enviando senhas de teste ou de clientes por SMS ou por mensagem de voz, quando o telefone é fixo.