Analytics

17 jul, 2013

Novo Facebook Insights: primeiras impressões

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Recebi a tão esperada mensagem do Facebook: Teste o novo Facebook Insights. Uma ferramenta indispensável para quem deseja mensurar a efetividade de suas ações no Facebook ficou muito mais fácil de usar e compreender. Uma vitória do Facebook e uma ótima notícia para os profissionais.

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À primeira vista, ele se parece um pouco com o Google Analytics. Porém, seria injusto com o Facebook exigir uma ferramenta tão completa como o Analytics, tendo em vista o tempo de existência das duas ferramentas e a expertise do Google que vem de longos anos de mercado. Entretanto, por mais que o Facebook Insights ainda esteja longe de ser um Google Analytics, ele está muito à frente de outras ferramentas de web analytics presentes em outras mídias sociais.

Confira neste artigo e no vídeo a seguir minhas impressões sobre o novo Facebook Insights.

Divisão

Algo que se manteve no novo Facebook Insights foi a divisão das métricas. Nessa divisão, é possível encontrar dados segmentados por áreas específicas, como perfil dos fãs, engajamento com posts e visão geral da página.

Visão geral

Na página inicial do novo Insights, temos um resumo dos últimos sete dias de desempenho. Aqui, é possível conferir como está o andamento das suas estratégias.

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O mais interessante da mudança é que ficou muito mais fácil acompanhar a evolução das suas estratégias. Com barras de comparação, você sabe exatamente se seu desempenho melhorou ou piorou nos últimos dias. A divisão é feita entre número de fãs, alcance dos posts e engajamento. Neste ponto, o cálculo automático do engajamento vai facilitar muito sua vida, pois é possível saber quantas pessoas curtiram, comentaram, compartilharam e clicaram em suas postagens. Outra coisa que chamou atenção é a saída da métrica “Pessoas Falando Sobre Isso”. Essa métrica mostrava quanto de engajamento de propagação (curtir, comentar, compartilhar) sua página teve, mas não contemplava o engajamento de ação (cliques em vídeos, links, visualizações de fotos), o que também é engajamento, mas não era contemplado na métrica.

Página

Nesta área do novo Facebook Insights temos dados EXTREMAMENTE importantes para serem acompanhados. Nesta etapa, é possível saber como sua base de fãs está crescendo ao longo dos meses, de onde as pessoas curtem sua fan page, origens de visita e muitos outros dados interessantes.

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Porém, um dado muito importante e que estava escondido no Facebook Insights antigo é o Feedback Negativo. O Feedback negativo é um novo elemento do EdgeRank e define quais postagens terão menos alcance se as pessoas marcarem como spam, esconderem essa ou todas as suas postagens.

Para saber mais sobre como o Feedback Negativo afeta seu alcance, sugiro ler: Alcance das páginas não caiu. Saiba como os Feedbacks Negativos influenciam seu desempenho

Para saber que tipo de Feedback Negativo sua página recebeu, era preciso exportar os dados do Insights para o Excel. Agora não, tudo fica bem à vista e fácil de saber quais posts geraram essa interação negativa.

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Publicações

Nesta área, é possível comparar a performance de todas as suas últimas postagens. Aqui, sem dúvida o Facebook deu um presente para todos. Na guia “Todas as publicações”, é possível acompanhar suas postagens dentro de uma janela de 90 dias. Antes eram 28 dias. Além disso, ficou muito mais fácil avaliar o tipo de alcance que cada publicação recebeu.

Com filtros para o alcance, você pode saber quantos dos seus fãs foram alcançados por seus posts, quantas pessoas que não são seus fãs foram e o alcance proveniente de anúncios. Os chamados alcance “Sistemático”, “Viral” e “Pago” foram simplificados e transformados em alcance de “Fãs”, “Não fãs” e “Pago”, mas seu significado continua o mesmo.

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Outra função muito interessante é a mensuração por tipo de engajamento. Um filtro permite saber que tipo de conteúdo recebeu mais curtir, comentários e compartilhamentos, além de oferecer a taxa de engajamento de cada post. Essa taxa é resultado da divisão do engajamento pelo número de alcance de cada post.

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Para completar, o Facebook libertou todos os profissionais da árdua tarefa de saber manualmente ou com a ajuda de uma ferramenta paga em que horários do dia seus fãs estão online. O que era possível saber mensurando os dados do “Alcance Sistemático” das publicações, agora está bem ali, na guia “Quando seus fãs estão online”. WOW! Chega de infográficos genéricos dizendo que o melhor horário era às 15h. Agora você pode saber que horas do dia SEU PÚBLICO está no Facebook de forma muito mais simples. Isso já era possível saber e quem fez o Curso Facebook para Empresas já sabia, mas agora está mais fácil para todos.

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Concluindo a área de métricas de postagens, temos a guia “Melhores tipos de posts”. Aqui não tem segredo, você vai saber com mais detalhes que tipo de conteúdo traz mais engajamento, mais alcance e cliques. Uma ótima forma de saber se REALMENTE postar só fotos é uma boa estratégia. Você pode se surpreender.

Pessoas

Na última guia, temos os dados sobre seus fãs e que pessoas você impacta. Aqui estão dados preciosos sobre sua audiência. Quem curte sua página, quem interage com seu conteúdo e quem é impactado por suas postagens pode ser encontrado ali. Um recurso interessante é o comparativo que o Facebook mostra ou exibir quem são seus fãs, quais deles engajam mais e/ou quais deles são mais impactados.

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Sem dúvida, o novo Facebook Insights está muito melhor. Dados muito mais claros e aplicação de fórmulas automaticamente, o que facilita muito a vida de todos. Agora, você não tem mais desculpa para não acompanhar seus resultados.
Confira no vídeo a seguir minhas primeiras impressões sobre o Facebook Insights.

Vídeo