Atualmente existem inúmeras ferramentas que podem auxiliar nas tarefas do dia a dia do Marketing Digital. Elas se modificam continuamente e sempre aparecem novas funcionalidades. Para acompanhar e conhecer as novas tecnologias, viajo de forma recorrente para eventos de marketing dentro e fora do país. Com base nisso, ao longo desses anos fui criando o que chamo de “Minha caixa de ferramentas”, uma seleção de TOP 10 ferramentas, que utilizamos diariamente com clientes. Para contribuir com os colegas de profissão, listei e descrevi cada uma delas:
Search Metrics
O Search Metrics é uma das minhas ferramentas preferidas. Ela mostra a visibilidade do site nos mecanismos de busca, separando por SEO Visibility, Paid Visibility (Links Patrocinados) e também mostra os dados sociais ou Social Visibility. Além desses dados é possível acompanhar o histórico de posicionamento por palavras, bem como as palavras que tiveram mais variação da posição média na semana. A ferramenta também serve como um auditor de SEO. Ela elenca por ordem de importância as melhorias que podem ser realizadas no site. A ferramenta é bem completa e precisa. Ainda não existe uma versão em português, mas funciona normalmente para os motores de busca brasileiros. Apenas a título de curiosidade, recentemente o ex-Head de SEO do eBay assumiu o cargo de Evangelista na Search Metrics, o que indica que a ferramenta está em plena expansão.
Sem Rush
O Sem Rush é uma ferramenta que está no Brasil há mais de quatro anos. Com ela é possível acompanhar a evolução do trabalho realizado em Links Patrocinados e SEO, entender para quais palavras-chave o site está sendo indexado, quais as URLs e as posições em que o site aparece. A ferramenta também permite a análise dos concorrentes e faz um comparativo entre os sites. Desta forma é criado um mapa de oportunidades para explorar. A ferramenta possui ainda uma área para pesquisa de palavras-chave, para auxiliar na criação de novas campanhas e estratégias. Apesar do domínio ‘.com”, a ferramenta possui versão em português.
Google Webmaster Tools (GWT)
O GWT é uma das ferramentas mais populares atualmente. Primeiro porque é gratuita, segundo porque é o próprio Google que está disponibilizando as informações necessárias para melhorar o site no quesito SEO. Apesar de muitos terem conta no GWT, nem todos fazem o devido uso da ferramenta e a dica é nesse sentido. Explore mais e melhor o GWT. A ferramenta está em constante evolução e tem recebido excelentes melhorias. Tenha acesso rápido a informações como: erros de rastreamento, consulta de pesquisas, sitemaps, robots e links para o site. E se estiver um pouco fora da linha é por ali que é possível consultar ações manuais do Google.
Deep Crawl
A Deep Crawl é uma excelente ferramenta para os projetos de SEO. Com ela é possível realizar uma varredura completa no site e analisar todas as informações contidas nele. A Deep Crawl abrange itens sobre indexação das páginas, conteúdo duplicado, redirects, backlinks, tag canonical, dentre muitos outros. A ferramenta é Cloud (na nuvem) e isso é uma ótima vantagem, pois não utiliza banda de internet.
Moz Pro
O Moz Pro é uma das ferramentas mais completas do mercado. Ela fornece dados e análises de search, social media, links e menções sobre a marca. Assim como outras ferramentas, por meio dela é possível acompanhar o histórico de posição das palavras-chave.
Majestic SEO
O Majestic é uma excelente ferramenta de análise de backlinks. Ela permite analisar todo o histórico de backlinks e o link profile do site. A ferramenta é gratuita para analisar seu próprio site. Para analisar outros sites é necessário ter a versão paga. Uma ferramenta muito boa e que possui funcionalidades parecidas é a Ahrefs.
Übbersuggest
Com o Übersuggest é possível ter acesso à maioria das sugestões do Google Suggest (função “auto completar” da caixa de busca do Google). A ferramenta é gratuita e conta com filtro de idiomas. É simples de usar e é uma grande aliada para a criação de conteúdo em SEO ou ainda para a criação de palavras-chave para campanhas de Links Patrocinados.
Advanced Web Ranking (AWR)
A AWR é uma das ferramentas mais antigas do mercado. É excelente para análise e acompanhamento de “rankeamento” de palavras-chave. Com ela é possível monitorar palavra por palavra e analisar o desempenho individual delas, tudo online. A ferramenta também possui integração com o Google Analytics. Uma ferramenta semelhante ao AWR é o Web CEO.
SEO Quake
O SEO Quake é um plugin que se instala no navegador para ter acesso rápido à informações interessantes, como: Google PageRank, Google Index, Yahoo links, Yahoo Linkdomain, Bing Index, Alexa Rank, Webarchive Age, Delicious Index, Whois Link, Page Source, SEMRush Rank e Nofollow Links. Nada mal para um plugin, não é mesmo?
Mergewords
Outra ferramenta simples e fantástica é o Mergewords. Quanto tempo é perdido no dia a dia para criar combinações de palavras para as campanhas? Com o Mergewords é só inserir nas três colunas as palavras que deseja cruzar e a ferramenta faz o resto. O resultado final é a combinação das palavras entre as colunas. Fácil, rápido e de graça!
Eis uma tabela com a visão geral das ferramentas, alguns planos/preços:
Ferramenta | Planos | Links |
Search Metrics | Possui conta grátis e planos a partir de $69 por mês | www.searchmetrics.com |
Sem Rush | A partir de $69 por mês | pt.semrush.com |
Moz Pro | 30 dias grátis. A partir de $99 por mês | www.moz.com/products/pro |
SEO Quake | Gratuita | www.seoquake.com |
AWR | A partir de $49 por mês | www.advancedwebranking.com |
Google Webmaster Tools | Gratuita | www.google.com/webmasters |
Deep Crawl | A partir de $80 por mês | www.deepcrawl.co.uk |
Majestic SEO | Gratuita (para seu site) | www.majesticseo.com |
Übbersuggest | Gratuita | www.ubersuggest.org |
Mergewords | Gratuita | www.mergewords.com |
Vale lembrar que as ferramentas não substituem de forma alguma um profissional qualificado, elas apenas auxiliam as atividades e análises. Se precisar de auxílio, não deixe de consultar um especialista.