Analytics

20 fev, 2015

Caixa de ferramentas do marketing digital

Publicidade

Atualmente existem inúmeras ferramentas que podem auxiliar nas tarefas do dia a dia do Marketing Digital. Elas se modificam continuamente e sempre aparecem novas funcionalidades. Para acompanhar e conhecer as novas tecnologias, viajo de forma recorrente para eventos de marketing dentro e fora do país. Com base nisso, ao longo desses anos fui criando o que chamo de “Minha caixa de ferramentas”, uma seleção de TOP 10 ferramentas, que utilizamos diariamente com clientes. Para contribuir com os colegas de profissão, listei e descrevi cada uma delas:

Search Metrics

Search Metrics

O Search Metrics é uma das minhas ferramentas preferidas. Ela mostra a visibilidade do site nos mecanismos de busca, separando por SEO Visibility, Paid Visibility (Links Patrocinados) e também mostra os dados sociais ou Social Visibility. Além desses dados é possível acompanhar o histórico de posicionamento por palavras, bem como as palavras que tiveram mais variação da posição média na semana. A ferramenta também serve como um auditor de SEO. Ela elenca por ordem de importância as melhorias que podem ser realizadas no site. A ferramenta é bem completa e precisa. Ainda não existe uma versão em português, mas funciona normalmente para os motores de busca brasileiros. Apenas a título de curiosidade, recentemente o ex-Head de SEO do eBay assumiu o cargo de Evangelista na Search Metrics, o que indica que a ferramenta está em plena expansão.

Sem Rush

Sem Rush

O Sem Rush é uma ferramenta que está no Brasil há mais de quatro anos. Com ela é possível acompanhar a evolução do trabalho realizado em Links Patrocinados e SEO, entender para quais palavras-chave o site está sendo indexado, quais as URLs e as posições em que o site aparece. A ferramenta também permite a análise dos concorrentes e faz um comparativo entre os sites. Desta forma é criado um mapa de oportunidades para explorar. A ferramenta possui ainda uma área para pesquisa de palavras-chave, para auxiliar na criação de novas campanhas e estratégias. Apesar do domínio ‘.com”, a ferramenta possui versão em português.

Google Webmaster Tools (GWT)

Google Webmaster Tools

O GWT é uma das ferramentas mais populares atualmente. Primeiro porque é gratuita, segundo porque é o próprio Google que está disponibilizando as informações necessárias para melhorar o site no quesito SEO. Apesar de muitos terem conta no GWT, nem todos fazem o devido uso da ferramenta e a dica é nesse sentido. Explore mais e melhor o GWT. A ferramenta está em constante evolução e tem recebido excelentes melhorias. Tenha acesso rápido a informações como: erros de rastreamento, consulta de pesquisas, sitemaps, robots e links para o site. E se estiver um pouco fora da linha é por ali que é possível consultar ações manuais do Google.

Deep Crawl

deepcrawl

A Deep Crawl é uma excelente ferramenta para os projetos de SEO. Com ela é possível realizar uma varredura completa no site e analisar todas as informações contidas nele. A Deep Crawl abrange itens sobre indexação das páginas, conteúdo duplicado, redirects, backlinks, tag canonical, dentre muitos outros. A ferramenta é Cloud (na nuvem) e isso é uma ótima vantagem, pois não utiliza banda de internet.

 Moz Pro

Moz Pro

O Moz Pro é uma das ferramentas mais completas do mercado. Ela fornece dados e análises de search, social media, links e menções sobre a marca. Assim como outras ferramentas, por meio dela é possível acompanhar o histórico de posição das palavras-chave.

Majestic SEO

majestic

O Majestic é uma excelente ferramenta de análise de backlinks. Ela permite analisar todo o histórico de backlinks e o link profile do site. A ferramenta é gratuita para analisar seu próprio site. Para analisar outros sites é necessário ter a versão paga. Uma ferramenta muito boa e que possui funcionalidades parecidas é a Ahrefs.

Übbersuggest

Übbersuggest

Com o Übersuggest é possível ter acesso à maioria das sugestões do Google Suggest (função “auto completar” da caixa de busca do Google). A ferramenta é gratuita e conta com filtro de idiomas. É simples de usar e é uma grande aliada para a criação de conteúdo em SEO ou ainda para a criação de palavras-chave para campanhas de Links Patrocinados.

Advanced Web Ranking (AWR)

Advanced Web Ranking

A AWR é uma das ferramentas mais antigas do mercado. É excelente para análise e acompanhamento de “rankeamento” de palavras-chave. Com ela é possível monitorar palavra por palavra e analisar o desempenho individual delas, tudo online. A ferramenta também possui integração com o Google Analytics. Uma ferramenta semelhante ao AWR é o Web CEO.

 SEO Quake

SEO Quake

O SEO Quake é um plugin que se instala no navegador para ter acesso rápido à informações interessantes, como: Google PageRank, Google Index, Yahoo links, Yahoo Linkdomain, Bing Index, Alexa Rank, Webarchive Age, Delicious Index, Whois Link, Page Source, SEMRush Rank e Nofollow Links. Nada mal para um plugin, não é mesmo?

Mergewords

Mergewords

Outra ferramenta simples e fantástica é o Mergewords. Quanto tempo é perdido no dia a dia para criar combinações de palavras para as campanhas? Com o Mergewords é só inserir nas três colunas as palavras que deseja cruzar e a ferramenta faz o resto. O resultado final é a combinação das palavras entre as colunas. Fácil, rápido e de graça!

Eis uma tabela com a visão geral das ferramentas, alguns planos/preços:

Ferramenta Planos Links
Search Metrics Possui conta grátis e planos a partir de $69 por mês www.searchmetrics.com
Sem Rush A partir de $69 por mês pt.semrush.com
Moz Pro 30 dias grátis. A partir de $99 por mês www.moz.com/products/pro
SEO Quake Gratuita www.seoquake.com
AWR A partir de $49 por mês www.advancedwebranking.com
Google Webmaster Tools Gratuita www.google.com/webmasters
Deep Crawl A partir de $80 por mês www.deepcrawl.co.uk
Majestic SEO Gratuita (para seu site) www.majesticseo.com
Übbersuggest Gratuita www.ubersuggest.org
Mergewords Gratuita www.mergewords.com

Vale lembrar que as ferramentas não substituem de forma alguma um profissional qualificado, elas apenas auxiliam as atividades e análises. Se precisar de auxílio, não deixe de consultar um especialista.