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21 mai, 2014

6 Métricas que você deve monitorar para otimizar suas campanhas de email marketing

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Existe hoje um mundo de possibilidades quando o assunto é marketing. Tão vasto que muitos empresários ficam com dúvidas a respeito de qual estratégia adotar. Uma das plataformas que já apresenta resultados e ganha cada dia mais destaque, é o e-mail marketing, sendo hoje o responsável por cerca de 30% das vendas na web.

No entanto, para que essa estratégia seja um sucesso, é necessário dominar as ferramentas e os indicadores de mensuração, disponíveis na maioria dos softwares de gerenciamento de e-mail marketing. Sem isso, fica difícil que se tenha uma noção exata sobre quais abordagens estão conseguindo atingir os consumidores e quais problemas técnicos estão afetando a abertura dos e-mails.

Para esclarecer um pouco mais sobre esse tema, elaboramos uma lista com 6 métricas que você deve monitorar para otimizar suas campanhas de e-mail marketing.

Taxa de abertura

Essa é uma métrica bastante útil, utilizada para saber quantos usuários abriram a sua mensagem. Ela é calculada com base na quantidade de pessoas que abriram seu e-mail, dividido pelo número de pessoas que o recebeu. É fundamental para entender, por exemplo, os horários em que os e-mails costumam ser mais abertos e os assuntos de maior relevância para o consumidor. Fazer uma boa triagem dos bancos de dados também é uma forma muito eficaz para aumentar esses números.

Taxa de clique

As taxas de clique estão intimamente ligadas à taxa de abertura. São relevantes para saber se, além de terem aberto o conteúdo enviado, os usuários clicaram nos links disponibilizados na mensagem. Uma baixa taxa de abertura, consequentemente representará uma baixa taxa de clique, mas não é só nesse detalhe que se deve dar atenção. É muito importante que sua empresa deixe bastante claro o que será encontrado quando os usuários abrirem o link, já que a disseminação de vírus é considerado um perigo real para os leitores.

Opt-out

Essa métrica vai mostrar quantos usuários solicitaram o descadastramento na sua lista de e-mail marketing. Isso pode indicar que o conteúdo e as formas de abordagens usadas pela sua empresa não estão sendo eficazes. Existem algumas ferramentas que disponibilizam botões para o descadastramento, de maneira que o próprio usuário justifique a sua saída. Essas respostas podem ser de grande utilidade para reformar a política de e-mail marketing da sua empresa, caso a taxa de opt-out esteja alta.

Taxa de entrega

Como o nome diz, é a métrica que verifica quais e-mails foram efetivamente entregues aos usuários. Para melhorar essa taxa, é importante que se escolha empresas e plataformas de prestígio no mercado, que sabem exatamente quais são os moldes exatos para que os e-mails não sejam bloqueados por softwares anti-spam. É importante, por exemplo, evitar símbolos e palavras comumente utilizadas em spam (como grátis e $ de forma repetitiva), enviar mensagens iguais repetidas vezes, usar letras em caixa alta, dentre outros.

ROI (Return on Investment)

É a parte em que medimos o retorno dos investimentos em e-mail marketing. Essa mensuração vai depender muito dos objetivos esperados pela empresa com as campanhas. Se for o caso de uma loja de roupas, por exemplo, esse resultado pode ser calculado a partir do montante de vendas que foram efetivadas através do e-mail, dividido pelo investimento total feito em e-mail marketing.

Taxa de denúncia de Spam

Essa taxa mostra quantos usuários estão denunciando a sua empresa por Spam. Se essa taxa está alta, a empresa precisa mudar com urgência sua política de e-mail marketing! É ainda mais grave que as taxas de entrega e de opt-out negativas, já que as taxas de denúncia pode prejudicar definitivamente suas futuras entregas de e-mail.

Gostou das dicas? Você já acompanha essas ou outras métricas nas suas campanhas de e-mail marketing? Deixe seu comentário abaixo!